O mundo vive um momento muito difícil, mas o agronegócio cresce, reduz o tombo da economia e deve ser o motor da recuperação do brasil. Para se ter uma ideia, o agronegócio foi o único setor da economia que teve resultado positivo no PIB do primeiro trimestre, contribuindo com quase 25% do PIB brasileiro. A essência do agronegócio sempre será você pequeno agricultor.
O homem do campo, mesmo com seus desencantos em razão dos percalços, riscos e dificuldades ao longo de sua jornada, tem mantido sua fé e força de trabalho, porque ama o que faz e merece todas as homenagens e valorização por levar com dignidade alimento a todas as pessoas, sendo primordial a sobrevivência humana.
O progressistas Arapiraca vem a público neste dia 28 de julho – dia do agricultor, reafirmar seu compromisso com todos os agricultores, na defesa de políticas públicas e planos de governo que contemplem tão nobre atividade e profissão.
Precisamos da criação de fundos especiais que efetivamente fomentem a agricultura, em especial os pequenos, nas três esferas de governo, para que o setor não fique exclusivamente dependente de recursos próprios, principalmente nos municípios, onde desembocam todos os tipos de problemas e demandas das diversas áreas, sendo a falta de orçamento um gargalo a ser superado em todos os territórios com potencial agrícola do país.
O município de Arapiraca com reconhecida aptidão agrícola desde sua fundação, teve avanços na atual gestão, com importantes obras de infraestrutura na zona rural, além de uma assistência técnica qualificada, PAA e serviços de mecanização. Mas temos consciência que muito ainda pode ser feito pelos nossos guerreiros agricultores, e o trabalho precisa continuar.
Nosso agradecimento especial ao ilustre progressista de Arapiraca, deputado estadual Tarcizo Freire, que alinhado e defensor desta visão, foi o único deputado de Arapiraca que no primeiro ano de emendas impositivas, destinou na loa 3 milhões de reais para Arapiraca, sendo que destes, cerca de 500 mil reais para ações da secretaria municipal de desenvolvimento rural de Arapiraca, só vindo a fortalecer o compromisso deste partido com o agricultor.
Ficamos na expectativa que o governo do estado execute e cumpra o que está na lei orçamentaria para o exercício em vigor, até mesmo porque são emendas parlamentares impositivas.
De outro lado, lamentamos o descaso do governo estadual com o programa de sementes, o programa do leite e a falta de atenção com o setor até o momento.
O progressistas também faz um apelo a Câmara de vereadores de Arapiraca, para que os nobres vereadores na função de legislar, apreciem o projeto que cria o serviço de inspeção municipal de Arapiraca (sim), importante ferramenta para expansão do mercado de produtos de origem animal, projeto este muito bem construído por servidores, técnicos e SEBRAE em oficinas de trabalho ainda no ano de 2019.
Pedindo a deus que os abençoe, prestamos nossas homenagens a você agricultor, por tudo que representa na sua luta e na sociedade!
Parabéns!
Conte sempre com o progressistas Arapiraca!
Carlos Henrique Lúcio da Silva
Presidente diretório executivo municipal