Esta técnica para fazer um mapa mental vai aumentar sua produtividade

27/07/2020 08:52 - Artigos
Por redação
Image

Para alcançar qualquer objetivo na vida, precisamos de clareza e organização. Se não quisermos contar com a sorte para alcançar metas, esse é um fato inegável.

O mapa mental é a ferramenta mais útil e barata que alguém tem para organizar situações e ideias para enxergar com clareza como elas se relacionam. Essa técnica consiste em criar resumos visuais, que combinam escrita, desenhos, cores e símbolos para expressar coisas muito complexas de maneira acessível.

O criador dessa técnica foi o escritor inglês Tony Buzan (1942 – 2019), que, nos anos 1960, combinou elementos dos mapas conceituais de Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Joseph D. Novak.

Interessante, não? A seguir, explicamos usos e vantagens dos mapas mentais. Em seguida, explicamos passo a passo como é simples fazer o seu próprio mapa.

 

As vantagens de um mapa mental

Mapas conceituais são diagramas usados por estudantes para memorizar conceitos, e não há nada de novo neles. São maneiras eficazes de organizar o conhecimento visualmente, reparando e consolidando informações na mente.

O mapa mental é uma espécie de mapa conceitual aprimorado. Ele parte de uma abordagem mais livre e criativa de associar ideias. 

O mapa mental começa com uma imagem forte, que representa um conceito. Ela pode ou não conter a palavra-chave em si. A partir dela, as associações são feitas com ramos curvilíneos, livres. Pense numa árvore de conceitos: cada ramo contém uma palavra-chave, que sintetiza os pensamentos.

Novos ramos são criados para concatenar ideias e conceitos. Essas ideias e conceitos são palavras e preferencialmente acompanham desenhos.A preocupação estética e a personalização do mapa são tão importantes quanto a organização dos conceitos para o processo de produção: ao colorir e dar formas visuais aos conceitos, você estimula a criatividade e retém melhor na memória o que está expressando no diagrama.

O processo é repetido até se chegar a um resultado complexo. Tony Buzan argumentava que mapas mentais são úteis e únicos porque reúnem as maneiras mais eficazes de pensar com os objetivos de estimular a criatividade, o aprendizado e a memória. 

Para chegar à proposição dos mapas mentais, Buzan combinou conhecimentos de neurofisiologia, psicologia, psicolinguística e da prática de criadores num formato final acessível a todas as pessoas.

 

Os usos de mapa mental

Mapas mentais são muito versáteis. Por isso, seu uso se difundiu em ambientes de trabalho, de estudo e até mesmo doméstico.

Estudantes

No ambiente de estudo, o mapa mental é uma maneira eficiente de organizar conhecimento. Isso é especialmente verdade para estudantes que lidam com grande volume de informações – alunos de universidade, candidatos a vestibulares, concursos públicos, entre outros.

Para eles, o mapa mental é uma ótima maneira de revisar matérias e memorizar conhecimentos que muitas vezes foram aprendidos em lições, leituras ou exercícios separados, mas não se conectaram em suas mentes. Por isso, também é ideal para estudos multidisciplinares.

Em suma, funciona tanto como organização para referência futura e quanto como forma de colocar conhecimentos em prática.

Profissionais

No campo profissional, é amplamente usado por criadores e publicitários. Porém, pode ser aplicado em outros setores de trabalho, tanto para dinâmicas de grupo quanto individualmente. 

O mapa facilita a expressão e o pensamento criativo especialmente em contextos de pouca motivação ou naquelas situações que parecem apresentar um beco sem saída para entregar resultados interessantes. Naturalmente, também pode servir para fins didáticos no ambiente de trabalho.

Vida pessoal

No âmbito doméstico, o mapa mental é um aliado bastante útil para colocar em perspectiva pensamentos de temas rotineiros. 

Questões com que nos defrontamos diariamente podem parecer pequenas, mas são desafiadoras de se analisar racionalmente porque muitas vezes se tornam “invisíveis”: tão naturais que parecem óbvias. Outras, parecem falsamente distantes.

Organizar criativamente as ideias de questões pessoais é repensá-las sobre um aspecto original. Muitas vezes, coisas que estão “na cara” não são percebidas até que lancemos um novo olhar sobre elas, por exemplo. Por outro lado, o mapa também pode levar o pensamento a lugares imprevisíveis, acessando novas ideias.

 

Como fazer um mapa mental com Mindmaster

O Edraw Mindmaster é uma das ferramentas mais interessantes para fazer mapas mentais. É um programa de computador desenvolvido pela Wondershare com interface bastante simples de usar, leve e que pode ser testada gratuitamente.

Mais do que isso, traz um grande acervo de imagens, modelos e tipografias que tornam simples e divertido o processo de criar um mapa mental. Comprove você mesmo, construindo seu primeiro mapa mental seguindo este guia passo a passo:

  1. Baixe e instale o programa.
  2. Abra o EDraw Mindmaster e encontre o modelo inicial de mapa mental em branco que mais lhe interessa para começar. Recomendamos o modelo simples com ramos.
  3. Um arquivo em branco se abrirá, apenas com a ideia principal no centro. Você deve editar o texto com o conceito central. Experimente a palavra “Sol”.
  4. A imagem central é muito importante para o mapa. Personalize-a com as ferramentas do menu lateral. Clique no pincel para selecionar o menu de estilos, no lado direito da tela.
  5. Ainda no menu direito, explore os menus de mudança de forma: experimente selecionar a cor vermelha para o bloquinho da ideia, a forma de círculo e adicionar uma sombra.
  6. Para adicionar uma imagem personalizada, selecione o botão “Clipart” no menu lateral e selecione uma gravura a partir das opções listadas na barra de busca. Clique e arraste a imagem do menu para o diagrama para posicioná-la.
  7. Para criar um ramo e um novo conceito, clique no botão de adicionar – ele está colado à ideia central. Você pode adicionar novos ramos a partir dessa ideia ao clicar no mesmo botão.
  8. Caso deseje criar ramos e conceitos para o outro lado, basta clicar no botão de adicionar do outro lado da ideia. A mesma mecânica se aplica aos sub-ramos.
  9. Para finalizar o teste, experimente criar um mapa temático do sistema solar, nomeando os conceitos de acordo com os planetas e tendo o sol como o centro.
  10. Recomendamos que personalize cores e formas dos ramos também no menu de estilos. Você também pode alterar a cor do plano de fundo do arquivo.

Você pode salvar o arquivo, exportá-lo para vários outros formatos e até mesmo imprimir o resultado. Em suma, o programa é muito prático!

Outros softwares para criar mapa mental

Embora o Mindmaster seja a ferramenta mais completa e fácil de usar, existem outros programas para criar mapas mentais digitais: 

Free Mind

Opção intuitiva de criador de mapas mentais, com download e uso gratuitos. É muito leve e segura, embora a organização da barra de anotações possa ser aprimorada.

Xmind

Software bastante usado no campo profissional, o XMind pode ser baixado e está disponível também em versão portátil. Tem o preço um pouco mais elevado que o Mindmaster.

MindMeister

Esse programa foi desenhado para ser usado no navegador, com todos os prós e contras que uma ferramenta colaborativa traz consigo. É possível usá-lo gratuitamente, com acesso a poucos recursos, ou pago, com acesso irrestrito. 

 

Conclusão

Mapas mentais são aquele tipo de conhecimento simples e útil, que é aprendido uma vez e pode ser usado pelo resto da vida, gerando benefícios. Com a ajuda de um programa intuitivo e eficaz, você pode ter um valioso aliado para ampliar sua produtividade e bem-estar.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..