Cerca de 10 veículos que realizavam o transporte clandestino em Maceió foram autuados e removidos após as operações de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em Maceió. As equipes percorreram os bairros do Pinheiro, Farol, Centro, Trapiche da Barra e Pontal.

“O transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima. Quando um condutor é flagrado realizando essa prática irregular, uma multa no valor de R$ 293,47 é aplicada e o veículo é removido ao pátio da SMTT. Além disso, o condutor também perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, ressaltou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

“O transporte clandestino não proporciona nenhum tipo de segurança aos cidadãos que se arriscam a utilizar esse veículo, pois é muito comum encontrar durante as fiscalizações carros com os cintos de segurança inoperantes, automóveis com pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a CNH. Esse conjunto de irregularidades coloca em perigo a vida dos maceioenses e aumenta os riscos de acidentes nas vias da cidade”, reforçou o assessor.

Canais para denunciar o transporte clandestino

A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.

*com Secom Maceió