Servidores da saúde do município de Igaci, denunciaram condições precárias e falta de equipamentos de proteção para trabalhar no enfrentamento ao novo coronavírus. Os trabalhadores apontam também falhas na estrutura da Central de Atendimento e triagem a pacientes infectados instalada na cidade.
De acordo com o relato divulgado num vídeo enviado ao CadaMinuto, nesta terça-feira, dia 21, é possível observar que um rapaz mostra as máscaras destinadas aos profissionais de saúde confeccionadas em TNT. Segundo ele o material é "para ser lavado e reutilizado depois".
Indignados com o descaso e com a exposição às situações de risco inerentes à pandemia, os trabalhadores e um grupo de vereadores da cidade protocolaram denúncia para que o Ministério Público Estadual investigue o uso dos recursos por parte da prefeitura uma vez que, o município de Igaci, irá receber o valor de R$ 3.254.563,00 provenientes do Governo Federal para o combate ao novo coronavírus.
O documento enviado ao MPE revela que “o município implantou uma central de atendimento e triagem aos pacientes infectados ao novo Corona Vírus – Covid-19, que apresenta diversas irregularidades sanitárias, expondo a saúde dos profissionais de saúde e pacientes ao risco iminente de contágio ao novo vírus e demais doenças hospitalares”.
Ainda segundo os denunciantes “o município de Igaci, não possui, sequer, um leito hospitalar capacitado a atender pessoas com sintomas graves do novo coronavírus, e os pacientes diagnosticados com a doença, precisam ser encaminhados a outras cidades do Estado”.
A reportagem do CadaMinuto tentou contato com a prefeitura da cidade a respeito das denúncias, porém até o momento não obteve resposta.