Os municípios do interior de Alagoas, incluindo Arapiraca, terão mais 15 dias de regras rígidas de isolamento social, segundo anúncio feito pelo governador Renan Filho em entrevista coletiva online, nesta terça-feira (30). A cidade de Maceió passará para a fase laranja a partir desta sexta-feira (3), com a reabertura gradativa da economia, de serviços não essenciais.
A abertura do comércio na capital se dá após uma avaliação da última semana, de como se comportou a pandemia, a queda no número de óbitos e casos confirmados, o que fez o Estado entender que a situação em Maceió é de risco moderado, permitindo o avanço para a próxima fase, a laranja.
Os setores que poderão voltar a funcionar são: lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados), salões de beleza e barbearias, templos, igrejas e demais instituições religiosas, podendo funcionar com até 30% de sua capacidade. Lojas de shopping e galerias permanecem fechadas.
Já nas cidades do interior, que permanecem na fase vermelha, como Arapiraca, é preciso esperar mais uns dias, para que se ofereça o mesmo tratamento dado a Maceió neste momento.
Segundo o Secretário da Saúde, Alexandre Ayres, ‘os próximos passos a serem tomados pelo governo precisarão ainda mais da participação da sociedade. A gente só poderá avançar nos próximos passos se tiver a consciência do cidadão de que ainda não vencemos a pandemia. Ainda estamos passando por um momento de atenção, um momento de preocupação”, disse.









