Uma fonte ligada à família do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) confirmou que ele continua como pré-candidato a prefeito de Arapiraca e que não procede a informação veiculada em um órgão de comunicação sobre uma suposta aliança política para indicar a irmã do parlamentar, Rutineide Pereira Lira, para compor como vice-prefeita na chapa que seria encabeçada pelo vice-governador Luciano Barbosa, também do MDB.
De acordo com a fonte, a pré-candidatura de Ricardo Nezinho a prefeitura de Arapiraca nas eleições deste ano está mantida e que o seu nome será levado para decisão na convenção do partido que será realizada a partir do dia 20 de julho a cinco de agosto próximo.
A movimentação nos bastidores políticos do segundo colégio eleitoral do Estado tem sido intensa, principalmente após o vice-governador Luciano Barbosa solicitar, através de oficio, ao governador Renan Filho (MDB) a sua exoneração da pasta estadual da Educação, com o objetivo de disputar, pela terceira vez, a Prefeitura de Arapiraca.
Encontro com empresários
Na semana passada, a assessoria do vice-governador Luciano Barbosa veiculou na imprensa a participação de Barbosa em uma reunião, através de vídeo conferencia, com um grupo de empresários de Arapiraca. A pauta da reunião, o local do encontro e os nomes dos participantes não foi divulgado.
Pelo andar da carruagem, se percebe que Luciano Barbosa busca a formação do seu grupo político no objetivo de retornar ao comando da Prefeitura, dando pouca importância ao deputado Ricardo Nezinho.
É de domínio público que Barbosa perdeu inúmeros integrantes do seu grupo político desde que foi eleito vice-governador na chapa de Renan Filho. Também não conseguiu formar grupo, sobretudo quando assumiu o comando da secretaria de Estado de Educação. Correligionários se queixavam que Luciano teria abandonado as suas bases, menosprezando, inclusive, algumas lideranças que o ajudaram a se eleger prefeito e vice-governador.
A ausência de Barbosa em Arapiraca concorreu para a redução do seu grupo político no segundo colégio eleitoral do Estado, culminando, inclusie, com o afastamento da ex-prefeita Célia Rocha. Atualmente conta com apoio de apenas três vereadores. Já Rogério Teófilo, seu principal adversário, conta com um grupo sólido de oito vereadores e mais três suplentes que tiveram votações expressivas em 2016.
Carreira política
vitoriosa
O deputado estadual Ricardo Nezinho, herdeiro político do seu pai, o deputado Manoel Pereira Filho (Nezinho), forte liderança política de Arapiraca durante várias décadas, é um vitorioso em todos os pleitos que concorreu em quatro mandatos na Câmara Municipal, chegando a assumir a presidência da Casa.
Perdeu a única eleição em 2016 quando disputou a Prefeitura de Arapiraca, tendo como adversário o atual prefeito Rogério Teófilo (PSDB), com uma diferença de apenas 259 votos. Teófilo foi eleito com 40.389 votos. Vale ressaltar que quando disputou o terceiro mandato para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), em 2018, Ricardo Nezinho obteve expressivos 43.961 votos, dos quais 20.321 só em Arapiraca.
Não é hora
O prefeito Rogério Teófilo que vai para a reeleição, vem focando sua gestão nos últimos três meses com toda a sua equipe, no combate sistemático a ação do novo coronavirus. As ações vem sendo positivas para conter o avanço da pandemia na segunda cidade mais importante do Estado. Teófilo afirma que no atual momento não discute política e que o seu principal objetivo é salvar vidas. A atuação da Prefeitura de Arapiraca nas ações de combate ao coronavírus foi elogiada e reconhecida pelo Conselho Regional de Saúde.
Em mais de três anos a frente do Executivo arapiraquense, enfrentou momentos difíceis no inicio da gestão em razão de encontrar o munícipio com folhas de servidores em atraso e um grande volume de dívidas com fornecedores. Consegui colocar a máquina administrativa nos trilhos, realizou importantes obras de cunho social nas áreas da Saúde e da Educação.
Realizou o maior programa de pavimentação a paralelepípedo da história do município, com ações na zona urbana e rural. Todo o volume de realizações foram pautadas no zelo com o dinheiro público, transparência e, sobretudo, probidade. Teófilo vem mantendo até dentro do mês, o pagamento dos servidores, mesmo enfrentando os problemas da pandemia com a queda da arrecadação.










