PC do B e PT desistem de disputa majoritária nas eleições deste ano 
Os partidos considerados de esquerda em Arapiraca PCdoB que tem como presidente, Wagno luiz de Godez e do Partido dos Trabalhadores (PT) João José Marques deciram fazer uma aliança com o pré--candidato a prefeito de Arapiraca nas eleiçõles deste ano. o nome do candiato mojoritário do MDB ainda está indefinido. 
O nome para a disputa do MDB deverá ser definido no último dia da convenção que ocorrerá no dia 05 de agosto próximo. Os nomes que serão do vice-governador Luciano Barbosa e do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB). Barbosa já encaminhou oficio ao governador pedindo exoneração do cargo de secretário de Estado da Educação.
Os demais pré-candidatos permanecem no pareo a exemplo do atual prefeito Rogério Teófilo (PSDB)  de Lindomar Ferreira (Psol) que permanece como único pré-candidato de esquerda em Arapiraca. Os demais são a vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) Claudio Canuto (Patriota) e Hector Martins (Cidadania) Odilon Tenório (PMN).
 Outras legendas consideradas de "esquerda", a exemplo do PC do B e PT chegaram cogitar   pré candidaturas para disputar o executivo municipal, no entanto seus projetos p teriam sofrido pressões do Governo Estadual, o que inviabilizou esses partidos darem prosseguimento aos seus projetos politicos. 

O PC do B já ficou pelo caminho, após a saída do seu único vereador, Fábio Henrique, que decidiu ficar no MDB de Luciano Barbosa por ver maior possibilidade de reeleição. O partido ficou sem rumo e mesmo com alguns membros querendo que a legenda construísse uma aliança coerente em Arapiraca, a força dos Renans parece ter falado mais alto.

Já o PT, vem passando por uma fase semelhante ao PC do B. O partido dos Trabalhadores nunca conseguiu emplacar um nome na disputa pela prefeitura de Arapiraca, na verdade a legenda ainda sonha sobreviver à sombra da popularidade de o ex presidente Lula, que caiu sistematicamente após sérios desgastes com as denuncias de corrupção em seu governo.