A coordenadora médica Flora Braga Vaz quis fazer algo para proteger - do coronavírus - os pacientes renais crônicos que vivem de forma aglomerada devido ao tratamento em Maceió. Foi daí que Flora pensou em iniciar uma campanha - juntamente com a equipe - para que fossem confeccionadas máscaras para eles.
“A equipe abraçou a ideia, assim como pessoas amigas que sabem costurar e se interessaram. Minha mãe que é chefe da enfermagem, confeccionou grande parte, juntamente com minha tia, mas muitos médicos, psicólogos e administradores também doaram. Além de pessoas de fora da equipe também”, explicou.
A médica disse que sabe da importância do uso das máscaras, principalmente para os pacientes que moram com muitos familiares em cômodos pequenos, dividem van para ir até os hospitais dialisar e ficam em salas de hemodiálise juntamente com muitos outros pacientes.
“Isso tudo aumenta a potencialidade de transmissão do vírus. Ainda mais quando se fala de pacientes imunossuprimidos que é o caso deles. Por isso a preocupação da equipe multiprofissional”, disse.
Com a campanha iniciada, cerca de 700 pacientes vão receber as máscaras nos hospitais Sanatório, Santa Casa e Santa Rita, em Palmeira dos Índios.
-
Estou no Instagram: @raissa.franca