Na tarde de sábado (18), familiares e amigos choraram a morte de Maria da Conceição,de 58 anos, que morreu em decorrência da covid-19 em Maceió. Maria era do setor de higienização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Cada Minuto teve acesso a um áudio da ex-funcionária pedindo “luvas e máscaras” para ela.

No áudio, Maria se dirigia a uma colega por nome de “Jú”, pedindo máscaras e luvas. “Liguei para o Samu e é uma burocracia. Ninguém quer ajudar em nada”, disse.

A ex-funcionária pedia a amiga que, caso ela tivesse máscaras ou luva, entregasse na portaria do condomínio dela. “Se você tiver, entrega aqui. Eu tô precisando porque eu tenho que me proteger e proteger o Alexandre”.

Em outro áudio, uma colega de Maria diz que é um burocracia para que os funcionários consigam os materiais. “Joga pra um, joga pra outro. Manda fazer CI. A gente pra lá e pra cá e não pode pegar um um AN95 (...) A gente é exposto a todo momento. A colega aí ó, implorou, agora ela não precisa mais de máscara”.

Informações de colegas da vítima dão conta que ela era funcionária do setor de higienização do Samu Alagoas e que, inicialmente, foi atendida na UPA do Tabuleiro do Martins. Ainda conforme os relatos encaminhados à reportagem e divulgados nas redes sociais, não foram fornecidos EPIs ( Equipamento de Proteção Individual) para a funcionária se proteger da contaminação pelo coronavírus.

Por meio de nota conjunta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas esclareceram que possuem todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos pelo Ministério da Saúd(MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate a Covid-19.

“Os EPIs estão sendo distribuídos para todos os profissionais da assistência, tanto as máscaras cirúrgicas como as máscaras N-95, assim como luvas, óculos de proteção, aventais e os macacões impermeáveis e estão sendo usados de acordo com as indicações do MS E OMS. Sobre o óbito, a confirmação somente é divulgada via boletim epidemiológico”.