Um mistério e uma dúvida pairavam no eleitor palmeirense desde o ano passado. A deputada-estadual Ângela Garrote (PP), a campeã de votos – quase 10 mil sufrágios no município palmeirense – seria candidata a prefeita em 2020? Apoiaria algum nome à prefeitura e continuaria no mandato parlamentar?
O assunto circulava em todas as rodas políticas e a indagação era frequente, pois a posição que a deputada tomasse fatalmente mudaria o quadro político local, tendo em vista sua força eleitoral e influência perante a população palmeirense, principalmente entre os mais carentes que praticamente veneram a parlamentar, que já foi prefeita do município vizinho de Estrela de Alagoas, hoje administrado pelo seu filho Arlindo Garrote. A deputada também tem um filho vereador, único da bancada de 15 edis que permaneceu em linha independente nessa legislatura e que foi eleito em segundo lugar em 2016.
O trabalho da deputada em favor da população não carece de rede social para obter destaque. A propaganda “boca a boca” do povo reflete a incansável luta da parlamentar – especialmente na área de saúde para os mais carentes.
Outro ponto importante e que não foi divulgado é que a deputada Ângela Garrote foi quem aproximou Renan Filho do atual prefeito Julio Cezar (que vota na oposição e dava as costas ao governador). Foi através da ação da deputada que as obras do governo estadual finalmente chegaram ao Município, pois o atual prefeito é inábil e conhecido no meio por não cumprir compromissos políticos-eleitorais. Obras do Pedro Suruagy, São Francisco, entre outras – são frutos das indicações e do apelo da deputada Ângela Garrote junto ao governador Renan Filho (MDB) para que fossem executadas.
Contudo a falta de firmeza do atual prefeito em honrar seus compromissos políticos, fez com que vários aliados rompessem com ele. Com Ângela foi assim e desde que ocorreu o afastamento, a deputada nunca mais teve conversa política nenhuma com Júlio Cezar (PSB). Outra especulação de bastidores que Ângela faz questão de esclarecer é que também jamais teve contato político com o ex-prefeito James Ribeiro (MDB).
Pré-candidatura
Após muitos apelos de populares e lideranças políticas de diversas matizes e do Partido Progressista, o PP – com aval do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor e do deputado Arthur Lira, além da simpatia do governador Renan Filho, a deputada Ângela Garrote decidiu na quinta-feira (08) ser pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios.










