Nessa fase de composição de chapa proporcional e indefinição na data da eleição 2020 em arapiraca alguns pretensos pré-candiatos a prefeito já pensam na formação de uma aliança na esperança de um lugar de vice-prefeito na chapa majoritária. 

Outra indefinição até o momento, está relacionada a pré-candidatura do MDB, que persiste a dúvida se será o deputado estadual Ricardo Nezinho ou o vice-governador Luciano Barbosa. 

A pré-candidatura do ex-deputado estadual Cícero Valentim, em razão das últimas composições pode está descartada. A chapa proporcional que o pré-candidato estava construindo foi desfeita, e os pré-candidatos a vereador foram direcionados para outros partidos.

No momento as pré-candidaturas majoritárias mais expressivas são do MDB com Luciano Barbosa ou Ricardo Nezinho e o projeto de reeleição do prefeito Rogério Teófilo (PSDB). A recém anunciada pré-candidatura a prefeita da vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) até o momento não formou sua chapa proporcional. 

A assessoria da vereadora explicou ao blog, que os entendimentos nesse  sentido estão sendo mantidos. Resta saber se a pré-candidata vai querer ocupar o seu espaço no Legislativo com algum membro da sua família, para não perder espaço político. 

Dentre os demais pré-candidatos que estão sendo mantidos a exemplo de Claudio Canuto (Patriotas) Hector Martins (Cidadania) Odilon Tenório (PMN) e Lindomar Ferreira (Psol) continuam na corrida pela disputa majoritária no segundo colégio eleitoral do Estado - Arapiraca.