Em plena pandemia do coronavírus, o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na quarta-feira (1) a ampliação do programa Viva Leite, com entrega gratuita de leite a 21 idosos que estão em abrigos e em cadastros estaduais de pessoas com condições de necessidade de assistência sócio-econômica. A distribuição começará em 6 de abril e vai durar 60 dias, até 6 de junho.

Enquanto em São Paulo o leite é priorizado e reconhecido como alimento fundamental e enquanto aliado no combate à pandemia, em Alagoas milhares de produtores aguardam ansiosamente pelos recursos do Programa do Leite. A crise do setor é grande e a apreensão do setor leiteiro é enorme.

O Programa do Leite, que existe há mais de 20 anos em no estado, deve ser extinto por falta de recursos, sem que tenha mais tempo hábil para os procedimentos legais exigidos no poder público. O Programa deverá deixar de atender 80 mil famílias carentes de Alagoas, incluindo aproximadamente 20 mil idosos, que estão no grupo de risco do coronavírus.