Como medida de prevenção contra o novo coronavírus, a prefeitura de Maceió determinou a suspensão da Rua Fechada por 15 dias, com possibilidades de prorrogação. O decreto, que será publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (19), também anuncia medidas sobre a instalação de parques de diversões, funcionamento de shoppings, bares, hotéis, pousadas, cinemas, teatros academias de ginástica de Maceió.

 

Conforme o decreto, atividades de recreação infantil, como parques de diversão e circos, cinema e teatro estão suspensas por 15 dias, mas o prazo também pode ser estendido. Academias e centros de ginásticas estão proibidos de funcionar.

Outras atividades que resultem na aglomeração de pessoas (superior a 250 pessoas para ambientes abertos e 100 pessoas para ambientes fechados) também seguem suspensas.

Os shoppings estão autorizados a funcionar no período de 12 às 20 horas. Bares e restaurantes, inclusive os situados nos centros de compras, hotéis, pousadas e supermercados devem respeitar o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Os estabelecimentos e empreendimentos que exerçam, de forma direta ou indireta, as atividades elencadas no Decreto são corresponsáveis pela fiscalização do cumprimento das determinações, sob pena de submeterem-se às sanções previstas na legislação.

Na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Maceió determinou várias medidas de prevenção à pandemia do coronavírus (covid-19) com o objetivo de evitar a disseminação da doença na cidade, como a declaração de emergência em saúde pública, suspensão de eventos públicos para 250 pessoas ou mais e de viagens de trabalho durante a pandemia. Regime de teletrabalho e criação do Gabinete de Crise, entre outras determinações, em conformidade com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e do Governo de Alagoas, estão entre as providências tomadas pela Prefeitura.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió leva em consideração a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, de 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus e as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde em 13 de março de 2020.

Aulas na Rede Municipal serão suspensas por 15 dias a partir da próxima segunda-feira (23). A Secretaria Municipal de Educação irá organizar um cronograma de distribuição de cestas básicas para os estudantes.

 

*Com Assessoria