De acordo com analistas politicos a renovação na Câmara Municipal de Arapiraca nas eleições deste ano, pode ser superior a 50% Esse fato tem base na Emenda Constitucional 97/2017 acabou com as coligações partidárias a partir das eleições de 2020. Com a reforma os atuais 17 vereadores por Arapiraca terão dificuldades no projeto de reeleição. Com essa nova situação apresentada para as eleições de 2020, nos últimos dias surge uma correria por parte dos vereadores, na busca de um partido que venha a lhe dar sobrevivência política.
Renovação 02
A janela que permite a mudança partidária fecha em 3 de abril e, desse modo, esse quadro ainda poderá sofrer alterações. Para conquistar uma das 19 vagas, cada vereador para se eleger terá que conseguir entre seis a sete mil votos. em 2016 o vereador que consegui maior votação foi Sergio do Sindicato com 5.116 votos.
Renovação 03
Nos bastidores se comenta da possibilidade de 14 dos 17 vereadores se abrigarem em partidos da coligação do prefeito Rogérioo Teófilo (PSDB). Os partidos considerados pequenos não estão aceitando vereadores com mandato na disputa pela reeleição. Alguns vereadores arapiraquenses estão correndo mais que barata em terreiro de galinha, sem rumos e buscam um partido mais viável para uma filiação partidária para conseguirem a reeleição. Não será tarefa fácil.
Renovação 04
De acordo com enquete realizada por um portal arapiraquense, a população da terra de Manoel André, na grande maioria considera pifia a atuação dos vereadores arapiraquenses na atual legislatura. O índice de reprovação da população é da ordem de 80%. Nos comantérios, internautas afirmam na enquete, que os vereadores se preocuparam apenas em conceder títulos de Cidadania a pessoas que nem ao menos merecem.
Bairro Primavera sem representante no Legislativo de Arapiraca
O bairro Primavera um dos mais populosos de Arapiraca, maior que muitas cidades do interior de Alagoas não possui um representate na Câmara Municipal para defender seus intereeses e pleitos junto ao Poder Executivo. O bairro chegou a contar com dois representantes, o vereador José Lúcio que não consegui a reeleição.
Bairro Primavera 02
O vereador Moises Machado (PDT) que residiu por muitos anos no bairro, onde iniciou sua vida pública, no poder há cinco legislaturas, decidiu morar em uma chacara distante do bairro Primavera. Lamentável, o povo do bairro precisa e deve refletir bem em quem votar para vereador nas eleições deste ano quando já foi iniciada a caça aos pobres na busca do precioso voto.
Programa do leite
Agricultores familiares associados a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participaram de uma assembleia geral realizada pela entidade, na Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada no município de Batalha, para tratar de questões internas, reabertura da fábrica e continuidade do Programa do Leite.
Programa do leite 02
Na oportunidade, foram debatidas questões referentes à entrada e saída de produtores da DAP Jurídica; eleição e posse do novo diretor Financeiro, entre outras pautas. “Tivemos um encontro muito bom. Foram temas importantes que foram discutidos neste encontro”, afirmou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
Programa do leite 03
De acordo com ele, na oportunidade, também foi feita uma visita as instalações da UBL, mostrando aos agricultores familiares que a obra na fábrica não está parada. “Estamos agora, fazendo toda a coberta da estrutura. Colocamos também a contratação de uma empresa – com recursos dos próprios produtores - que será responsável pelo projeto executivo da UBL.
Programa do leite 04
É o projeto que vai nos mostrar que podemos abrir a fábrica com produto e quanto seria necessário ser gasto. Em resumo, tratamos das dificuldades para a abertura da fábrica”, reforçou Aldemar.
Programa do leite 05
Segundo Monteiro, será realizada uma reunião com todos os presidentes das associações para promover um grande encontro político com os parlamentares “para que possamos saber quem poderá realmente e de forma concreta apoiar o projeto da CPLA com recursos com emendas parlamentares para que possamos colocar a fábrica em funcionamento”, esclareceu.
Senador Rodrigo Cunha promove audiência pública para erradicar o anbalfabetismo em Alagoas
Alagoas é o estado com o maior índice de analfabetismo do Brasil: 17,2% dos alagoanos não sabem ler ou escrever, um contingente alarmante de 570 mil pessoas. É na busca de reverter esse lamentável indicador que o senador Rodrigo Cunha (PSDB) promoveu uma audiência pública no Senado.
Senador Rodrigo Cunha 02
Comandado por ele na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), o debate reuniu representantes do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério Público de Alagoas e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O trabalho de Rodrigo pela erradicação do analfabetismo se soma a ações que vem desenvolvendo desde o ano passado pela conclusão de obras de creches. O tema é uma das prioridades de seu mandato.










