É no cinema que as pessoas assistem histórias inesquecíveis, que se emocionam, aprendem e vivem um momento marcante. Fundado em 1924, o cine pilarense, na cidade do Pilar, foi palco de muitas emoções. Depois de fechado por mais de 30 anos, o equipamento cultural será reaberto na segunda-feira (16), às 19h, na praça Rui Barbosa.

A revitalização do local foi feita pela Prefeitura do Pilar que decidiu preservar o patrimônio e a memória local. “Foi no cine pilarense que muitas pessoas viveram histórias marcantes. Ele foi palco de shows memoráveis como Luiz Gonzaga, Marinês e sua gente, Raul de Barros e Waldick Soriano”, destacou o prefeito Renato Filho.

A estrutura do cine pilarense - antes da revitalização - foi abaixo e o local estava abandonado. 

O espaço, de acordo com o prefeito, não funcionará apenas como cinema. “Ele será um local para receber palestras, apresentações culturais, peças de teatro, entre outros”, disse Renato. O cinema vai contar com uma sala de cinema, 135 poltronas, tela, palco, camarim, acessibilidade e espaço climatizado.

Para a estreia que está marcada para segunda-feira, o primeiro filme que será exibido já foi escolhido: cinema paradiso. A escolha veio do tio do prefeito, José Rubens Canuto, que foi um dos maiores entusiastas para que o local fosse revitalizado.

O filme mostra a história do menino Toto que se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista da pequena cidade. Já adulto e um cineasta bem-sucedido, Toto volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu.

“A escolha do filme veio do meu tio e empresário José Rubens. É um filme que mostra bem o momento e que vai emocionar muitas pessoas”, finalizou o gestor.