Fantasia de carnaval de 'casado com o problema' põe a mulher como problema da relação

16/02/2020 11:32 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

Vi uma fantasia numa festa de pré-carnaval ontem em Maceió que me chamou atenção. Um homem com uma placa que tinha escrito “casado com o problema”, e ao lado, de mãos dadas com o homem, a mulher com uma tiara escrito “problema”. Fiquei em choque e achei que estava problematizando muito a fantasia já que achei ela um absurdo.

No meu Twitter comentei sobre a fantasia e perguntei o que as pessoas achavam. A maioria disse que achou um absurdo, uma fantasia abusiva, machista, e sem graça. Pesquisei e vi que vários casais já usaram essa fantasia e em todas elas, a mulher está com a tiara de 'problema'.

Alguns pontos merecem ser ressaltados aqui nesta publicação. A primeira é que se os dois estavam usando aquela fantasia é porque ambos concordaram e talvez achassem a fantasia engraçada. Tudo bem, é carnaval, mas será que no carnaval é válido usar qualquer coisa? 

Acredito que a fantasia que usamos diz muito sobre quem somos/sobre o que acreditamos. Nós só usamos aquilo que nos identificamos. A fantasia do casal diz muito sobre os dois. Quem está usando o nome ‘problema’ é a mulher. Ou seja: entende-se que ela é o problema da relação. E o homem? Ele não é o problema? Por qual motivo não se usou o inverso? Será que na nossa sociedade machista, a mulher não é vista sempre como o problema?

Quando a mulher utiliza a placa dizendo que ela é o problema, ela também se põe na condição de ser um problema para o outro. É o mesmo dela dizer: 'tudo bem, eu sou mesmo um problema'.

O outro ponto que me deixou pensativa é que a ideia de relação (na minha cabeça) é que ela precisa ser algo leve, uma relação prazerosa, amigável, de respeito e amor. Então, se na minha relação eu sou considerada um problema para o outro, que tipo de relação estou tendo?

Será mesmo que ser considerada um problema para alguém, principalmente para o meu namorado ou marido, é saudável? Ou vice-versa. Isso não é algo que se espera em uma relação. Se temos uma relação que um dos dois é considerado um problema, algo não está certo.

O carnaval está chegando, então a minha dica para vocês é que repensem sobre que tipo de fantasia vocês vão vestir. Por mais que seja uma festa em que tudo é permitido, algumas fantasias não são engraçadas. Antes de escolher algo para usar pense se isso é algo que te identifique. E se você namora um homem ou mulher que pede para que você use algo assim sob a justificativa de que é carnaval e tá tudo bem, por favor, não use algo assim.

Por mais que seja uma festa, o bom senso é sempre importante. 

-

Estou no Instagram: @raissa.franca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..