Arapiraca está inserido no grupo de 32 municípios alagoanos a aderir ao ProEsp

Os mais de 70 inscritos do Município no Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) participaram, na última sexta-feira (7), da aula inaugural  para os cursos de graduação, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Centro.

Nesta edição, Arapiraca está inserido no grupo de 32 municípios alagoanos a aderir ao  Proesp, que conta com a parceria da Uneal, executora do programa, Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores, responsáveis pelo convênio que possibilita a formação acadêmica dos seus servidores públicos, a partir do Proesp.

Administração Pública, Ciências Biológicas; Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia integram a lista de cursos, que são ofertados  ofertados nos campi da Uneal, em Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Maceió e no pólo educacional do programa, em Viçosa. As aulas serão ministradas às sextas-feiras e aos sábados para mais de 560 inscritos no Proesp.  

Para Leila Nobre, servidora pública da Prefeitura de Arapiraca, há 32 anos, o  convênio é uma oportunidade para realizar o sonho de cursar a graduação e se formar no curso de Direito. 

“Hoje é um dia muito feliz. Uma importante oportunidade de realizar um sonho e começar uma nova fase em minha vida, a partir da ampliação dos meus conhecimentos, através do curso de graduação. Por isso a minha gratidão ao Prefeito Rogério Teófilo por aderir a esse convênio que já é transformador na minha vida e de tantos servidores municipais”, destacou.

À cerimônia, a servidora  foi acompanhada por um de seus filho, orgulhoso com a conquista da mãe. “Hoje, simboliza o início da realização de um sonho da minha mãe. Esse é o momento de apoiar a quem tanto me ajuda e que eu amo. Eu comecei Direito antes dela, agora nós dois vamos fazer o mesmo curso e a gente vai ter uma interação em casa. Um orgulho, nem todos da nossa família tiveram essa oportunidade de cursar uma faculdade e ela está tendo agora”, declarou Vinícius Augusto.

O reitor da Unela, Odilon Máximo, em seu discurso, ressaltou a alegria e satisfação em estar à frente da Uneal  e participar da abertura da aula inaugural do Proesp. Para ele, um importante programa que amplia as possibilidades dos servidores, através da formação acadêmica, e contribui para o serviço público alagoano. O reitor destacou a importante participação das prefeituras e citou o prefeito Rogério Teófilo, representado na cerimônia por Graça Lisboa, secretária de Articulação Política.

“Eu saúdo e agradeço a todos os prefeitos, em nome do prefeito Rogério Teófilo, que para quem não sabe, é nosso professor do curso de Direito da Uneal, um prazer em tê-lo em nosso quadro. Sem essa parceria com prefeitos e Câmara de Vereadores,  não tínhamos condições de manter esse programa. É o envolvimento, responsabilidade e engajamento de cada município, que compreendem a importância de formar os seus servidores, que possibilita esse programa ter vida”, afirmou o reitor.  

Para a secretária Graça Lisboa, é um momento especial e representa a continuação e fortalecimento do programa de valorização dos servidores municipais, através da gestão do prefeito Rogério Teófilo.

“Trago o abraço do prefeito Rogério Teófilo, que não pode comparecer neste momento, mas e me pediu para representá-lo e que ressaltasse o seu reconhecimento e valorização a parceria com a  Uneal, em diversos momentos. E, agora, com a continuação do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos”, destacou a secretária, que ainda fez uma retrospectiva da sua relação com a universidade. 

“Parabenizo a todos os discentes. O maior presente que vocês podem ter é o investimento em educação. Quanto à Uneal, a minha eterna gratidão, sou  fruto dessa instituição, formada na primeira turma de matemática. Para mim, um orgulho acompanhar o trabalho que a Uneal faz por Alagoas. E, ainda, através de parcerias como essa, contribuir para a formação de nossos servidores e o desenvolvimento da nossa cidade”, completou Graça Lisboa.