Oscar 2020 - História e sistema de votação

07/02/2020 09:03 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

O Oscar é a premiação mais importante do cinema e também a mais antiga. A ideia nasceu com o objetivo de premiar os destaques da indústria cinematográfica e sua primeira apresentação aconteceu em 1929 no Hotel Roosevelt. O prêmio de melhor filme foi para "Asas". O drama "Aurora" também levou por uma categoria similar.
Até 1941 os vencedores eram anunciados nos jornais, após a cerimônia, até que o Los Angeles Times se antecipou e a Academia passou então a selar os envelopes e guardar a revelação dos nomes premiados.
A estatueta, feita de metal e banhada a ouro, chegou a ser produzida em gesso durante a Segunda Guerra Mundial devido ao racionamento de metais. Os vencedores tiveram as estatuetas substituídas pelas originais após o fim daquele período.
Quanto ao nome pelo que ficou conhecido, as versões mais ventiladas são a de uma secretaria notando semelhança entre a estátua dourada e seu tio Oscar, e a versão da lendária atriz Bette Davis que achou o careca de ouro a cara do primeiro marido, também Oscar.

Mas como funciona a votação?

Para se tornar elegível o filme deve preencher alguns requisitos como ultrapassar os 40 minutos de duração, ter sido exibido publicamente nos cinemas no formato 35mm ou 70mm, ou ainda no formato digital de 24 quadros e ter sido exibido em algum cinema de Los Angeles, com cobrança de ingressos, pelo período de sete dias consecutivos.

Cumpridas tais exigências os membros da Academia, dentro de suas áreas específicas elegem seus favoritos de acordo com a ordem de preferência e o número de indicações possíveis da categoria.
Após essa primeira fase os mais citados formam os indicados para cada prêmio. Agora os membros da Academia votam em todas as categorias e vence aquele que obtiver mais de 50% dos votos.

Os habilitados para votar tiveram pelo menos dois créditos dentro da categoria na qual tornaram-se eleitores. O eleitor também pode ter sido convidado por pelo menos dois membros ativos da Academia que apoiaram sua entrada. Por fim, aquele que já foi indicado ao Oscar anteriormente também se qualifica para votar.

Em linhas gerais é assim que funciona a premiação mais charmosa do Cinema.
A edição 2020 está chegando! Façam suas apostas para o dia 09/02!

Para conferir as resenhas de todos os indicados ao Oscar 2020 é só nos acompanhar no Instagram @resenha100nota !

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..