A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite dessa quinta-feira (23), mais uma sessão ordinária e aprovou dois importantes projetos do executivo para a cidade.
O primeiro foi o Programa de Recuperação Fiscal do Município, destinado a incentivar os contribuintes no cumprimento de suas obrigações tributárias. O Refis, como é conhecido, abrange todos os lançamentos constituídos em dívida ativa, ajuizados ou a juizar, com exigibilidade suspensa ou não.
O outro importante projeto aprovado por todos os vereadores presentes na sessão foi também do executivo, onde o Poder Legislativo de Arapiraca autoriza a administração municipal fazer a doação de um terreno destinado à construção do primeiro Hospital de Câncer de Barretos em Arapiraca, o chamado Hospital do Amor.
O município será o primeiro em Alagoas a construir uma unidade do Hospital do Amor. Essa será a 21ª unidade no Brasil. A conquista será viabilizada através de emendas parlamentares da deputada federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, que serão utilizadas na construção da unidade, às margens da AL-220.
Pelo projeto aprovado por unanimidade, a concessionária, Fundação Pio XII, assume os seguintes encargos: construir a unidade do Hospital de Amor de Barretos, oferecendo um serviço de qualidade com o objetivo de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero da população de Arapiraca e região que se enquadrem nos critérios de inclusão do projeto, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os vereadores, a construção de uma unidade de tratamento de câncer de mama e de útero vai evitar milhares de mortes com a detecção da doença em sua fase inicial.
Eles lembram que para 2019 foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.
“O Poder Legislativo não pensou duas vezes ao saber da construção de uma unidade especializada em nosso município, onde os vereadores, sabendo da sua importância, se debruçaram no projeto com o objetivo de aprovar no menor espaço de tempo possível para que o prefeito Rogério Teófilo possa dar andamento”, salientou o presidente da Casa, Jario Barros, recebendo o aval de todos os demais vereadores.
Ele concluiu lembrando que não é apenas população feminina de Arapiraca que será beneficiada, mas também toda a Região Agreste de Alagoas, que vai contar com mais este importante empreendimento hospitalar.
Estiveram presentes na sessão, o presidente Jario Barros, Pablo Fênix, Thiago ML, Fabiano Leão, Rogério Nezinho, Edvanio do Zé Baixinho, Aurélia Fernandes, Melquisedec de Oliveira, Willomaks da Saúde, Gilvania Barros, Sérgio do Sindicato, Moisés Machado, Márcio Marques e Pastor Marcos Caetano.