O ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida assinou a ficha de filiação na sede nacional do DC - Democracia Cristã, antigo PSDC -, em São Paulo, nesta terça-feira (14), na presença de lideranças do partido, caso do presidente nacional da sigla José Maria Eymael e do vice, o alagoano Eudo Freire, que também preside o partido no Estado.
Anunciado como nome do DC na disputa pela Prefeitura de Maceió, toda articulação em torno de Cícero Almeida foi feita por Eudo e, principalmente, por Marx Palmeira, diretor presidente da Seune, e também pré-candidato a prefeito na Barra de São Miguel.
Amigos e compadres, Marx e Almeida têm uma relação de confiança extrema e antiga, semelhante, por exemplo, a vivida pelo ex-prefeito com o empresário João Lyra. Contam até que Cícero Almeida não terá problema com estrutura de campanha.
A confiança depositada no nome de Cícero Almeida teve como base pesquisas para consumo interno que o colocam como muito bem avaliado. O fracasso na eleição de 2018 é visto como acidental, uma vez que o ex-prefeito enfrentava sérios problemas particulares - sem falar das rasteiras políticas que sofreu de 'aliados'.
Já está previsto para o dia 30 deste mês, segundo Eudo Freire, um evento em Maceió com pré-candidatos a prefeito em municípios alagoanos para oficializar a pré-candidatura deles e, principalmente, da estrela do partido, Almeida, claro, inclusive com a presença de Eymael.
Quanto a Almeida mudar de opinião sobre tudo e todos - passado, presente e futuro ou enfrentar uma crise existencial/religiosa, algo tão característico em sua trajetória política - a turma do partido confia em Marx Palmeira, bombeiro de crises, avaliador e estrategista .
Agora, falando sério, nenhuma dúvida que Cícero Almeida ainda é forte políticamente em Maceió. E que livre, leve e solto, sem amarras e com estrutura de campanha pode fazer um belo estrago no processo eleitoral que se anunciava insosso, com nomes tradicionais e ligados aos atuais detentores do poder: Renan Pai e Renan Filho de um lado, Rui Palmeira e Rodrigo Cunha de outro, e João Caldas, através do filho JHC, se lançando no centro desse jogo.
Centrado e bem orientado, Cícero Almeida é um excelente comunicador. Além disso, tem obras e o seu legado para defender e apresentar junto ao povão.