Será a primeira eleição com as novas regras da Reforma Política, sem coligações na proporcional
O cenário partidário na Câmara Municipal de Arapiraca deve mudar radicalmente com vistas a reeleição dos 17 atuais vereadores. O MDB é o partido com maior número de vereadores com quatro parlamentares. São eles, Rogério Nezinho, Fabiano leão, Gilvânia Barros e Léo Saturnino.
O PDT tem Graça Lisboa que está licenciada e o Moisés Machado. Até o dia 05 de março a 03 de abril poderá ocorrer a mudança de partido, 15 de agosto será o ultimo dia para registro de candidatura.
Candidatos a prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições. No entanto, as coligações partidárias estarão proibidas para as eleições proporcionais – neste caso, de vereadores.
Antes, os votos dados a todos os partidos da aliança eram levados em conta no cálculo para a distribuição das vagas. O partido deverá reservar a cota mínima de 30% para as mulheres.
Coeficiente eleitoral
De acordo os percentuais do último pleito em 2016, na disputa pelas 19 vagas no Legislativo de Arapiraca para eleger o primeiro serão necessários que o partido atinja 5.843. É necessário que o primeiro atinja 10% do coeficiente eleitoral 585 votos.
Até maio, os números serão atualizados pelo Tribunal Regional Eleitoral quando se encerram a emissão de títulos eleiotoriais e transferências. Outros partidos, a exemplo do PP, Cidadania, Psol, PTC não estão aceintando em seus quadro vereadroes com mandato.
Os calculos é com base nas informações do TSE que aponta um eleitorado atualizado até o momento de 141.939 eleitores em Arapiraca.