Partido tem como principal liderança em Arapiraca o deputado estadual Tarcizo Freire 
O Partido Progressista (PP) que tem como principal liderança em Arapiraca, o deputado estadual Tarcizo Freire e na presidência do diretório municipal, o advogado Carlos Lúcio, após inumeras reuniões e articulações políticas na terra de Manoel André, formou uma chapa bastante consistente e competitiva para a disputa  proporcional na eleição deste ano. 
Ficou definido entre o parlamentar e o presidente do diretório municipal da agremiação política que o partido não aceitará candidatos com mandato que disputam a reeleiçaõ. De acordo com as novas regras impostas pela Reforma Política, a eleição, marcada para 4 de outubro de 2020, será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais – somente para as prefeituras.
Candidatos a prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições. No entanto, as coligações partidárias estarão proibidas para as eleições proporcionais – neste caso, de vereadores. Antes, os votos dados a todos os partidos da aliança eram levados em conta no cálculo para a distribuição das vagas. O partido deverá reservar a cota mínima de 30% para as mulheres.
Em Arapiraca, vereadores com até cinco legislaturas devem formarem chapa que possam somar no coeficiente eleitoral para se elegerem. Os novatos  pre-candidatos sabem que vão apenas fazer escada para o candidato com mandato.
Em Arapiraca, o PP tem nomes competitivos experientes na disputa pelas 19 vagas no Legislativo, a exemplo de Michel Freire, filho do deputado estadual Tarcizo Freire, Vera Verissimo, Sargento Melo dentre outros.