"Não uso preservativo porque não gosto"; você já pensou em ter aids?

03/12/2019 11:10 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

“Não uso preservativo porque não gosto”. Já perdi as contas de quantas vezes escutei isso de homens e mulheres. E quando falamos de camisinha muitas pessoas ainda pensam que é uma proteção contra a gravidez. Mas e as doenças sexualmente transmissíveis? Elas existem.

Ninguém anda com a doença estampada na testa e se tiver, dependendo do grau de intimidade que você tiver com a pessoa, ela não vai te dizer. Então é preciso que todo cuidado seja redobrado e que você entenda que se proteger é a melhor opção para manter sua vida saudável.

Um dado preocupante que foi divulgado pelo Ministério da Saúde recentemente me chamou atenção. Segundo o MS, 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Ou seja: muitas pessoas convivem com o vírus e nunca fizeram o exame para saber se são portadoras, o que agrava a situação, afinal, o portador pode sair “contaminando” outras pessoas sem nem saber.

Uma campanha de prevenção ao HIV foi divulgada na última sexta-feira (29). O foco é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido por relação sexual, e a pessoa não irá desenvolver aids.

Usar camisinha é a única maneira de evitar que você pegue o vírus HIV. Falar que não usa camisinha porque não gosta e não saber com quem você está se relacionando, é sim um perigo. Não estamos falando apenas de gravidez, mas de uma doença que vai te acompanhar pro resto da vida.

Já escutei também várias mulheres dizendo que na hora do sexo, o parceiro não curtiu a ideia de usar a camisinha. E que ela para atender o desejo dele, cedeu. Lembro-me que uma ginecologista me disse que “já viu casos do queixo cair” de pessoas que eram casadas por anos e que depois de um tempo, o parceiro ou a parceira se relacionou com outras pessoas, e passou para a esposa ou esposo.

Deixo a reflexão: como você tem se cuidado? Tem feito seus exames todos os anos? Sua saúde é importante e cuidar dela também é um ato de amor próprio. O HIV existe e ele pode te atingir. 

Testes rápidos

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, irá oferecer testes abertos à população para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, acontecerá na sexta-feira (06), das 8h às 14h.

Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos.

-

Estou no Instagram: @raissa.franca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..