Não estava exposto em nenhuma prateleira física ou virtual, mas o primeiro produto comercializado nos minutos iniciais desta sexta-feira (29) 'Black Friday' foi o técnico do CSA, Argel Fucks, que anunciou sua saída do clube para assumir o Ceará.
Faltando apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2019, o anúncio sobre o seu desligamento, após uma vitória inesperada sobre o Cruzeiro, é daquelas situações que nos levam a desacreditar na honestidade do futebol.
Não que o CSA vá escapar do rebaixamento, longe disso, embora tenha chances matemáticas ainda. Mas há uma questão que os antigos chamavam de dignidade, hombridade, palavra de homem, ou de um líder que nunca deixa os seus comandados pra trazs, algo assim.
É que CSA e Ceará disputam a fuga do descenso. Com Avaí e Chapecoense já rebaixados, o risco de queda do time alagoano é de 97%; Cruzeiro 75%, Ceará 25%; enquanto Fluminense, Atlético-MG e Botafogo têm míseros 1%.
Já vi muitos treinadores optarem em suas carreiras apenas e tão somente pelo dinheiro, pelo quem dá mais, terminarem no ostracismo - porque perderam a confiança do mercado - trabalhando em locais inexpressivos porque nem contratos assinados, tampouco ética profissional, foram os seus guias.
Claro está que o dinheiro contou mais alto, basta ler o que ele declarou: "Já houve o convite muito forte em outubro e agora o convite é mais forte ainda. Então entendi junto com a minha comissão, preparador físico e auxiliar que era o momento de a gente ir para um desafio diferente. Saímos daqui e deixamos a equipe viva na competição. A gente vai para o Ceará para um desafio muito grande que é a permanência".
O fato é que o Ceará tem mais time e melhores condições matemáticas de escapar da queda uma vez que o Cruzeiro parece que faz questão de preencher a última vaga.
Contudo, o campeonato ainda não terminou, como mostram os cálculos matemáticos.
Então, já pensou, caro leitor, se o CSA cair e o Ceará também!?
Argel Fucks terá mais dinheiro no bolso.
Mas já tem o carimbo do primeiro treinador ‘Black Friday’.