Violência contra mulher em Alagoas: você sabe como denunciar?

27/11/2019 11:33 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

Ainda ouço algumas mulheres falarem que não sabem como denunciar um caso de violência doméstica. Foi em um grupo de whatsapp que participo que o assunto surgiu. Uma mulher que estava no grupo compartilhou conosco que estava ouvindo o vizinho bater na esposa e que não sabia como denunciar.

O que me surpreendeu foi que naquele grupo que tem cerca de 40 mulheres quase nenhuma sabia o que fazer. Elas jogavam no Google ‘como denunciar um caso de agressão contra mulher?’ e as inúmeras respostas vinham. 

Resolvi fazer essa publicação no blog para ajudar as mulheres e mostrar que existem saídas para denunciar. Afinal, calar dói mais. Você sabe como denunciar? 

As denúncias podem ser feitas pelo número 180. A mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema.

Em Alagoas, existem três delegacias da Mulher: duas em Maceió (sendo uma no Centro e outra no Salvador Lyra) e uma em Arapiraca. Infelizmente, as delegacias não funcionam nos finais de semana.

Caso a agressão ocorra durante o final de semana, a mulher pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Caso esteja no momento de flagrante ou ameaça, a vítima pode acionar a Polícia Militar através do 190.

Apoio para as mulheres

Existe também o Centro de Referência de Apoio à Mulher, que reúne uma equipe de diversas áreas, como direito, psicologia e medicina, para acolher mulheres vítimas de violência e as orientam sobre como sair da situação em que se encontram.

Em Alagoas, uma associação foi criada para o acolhimento de mulheres que sofrem desses abusos. A AME - Associação Para Mulheres, tem como principal papel,  acolher vítimas em situação de violência e contribuir para que o ciclo seja quebrado. A AME é formada por diversos profissionais, tendo em seu corpo de voluntário psicóloga, nutricionista, médicos, odontólogos e esteticistas, além de suporte jurídico.

Por fim, existe a Patrulha Maria da Penha que é composta por policiais que foram treinados para lidar com casos de violência contra mulher, realizando a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Maceió.

Não deixe de denunciar. Quem ama, não bate, não maltrata, não mata.

-

Estou no Instagram: @raissa.franca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..