As energias estão girando, rodando, sempre em movimento. E em círculos, elas nos levam a crer que o mundo é um lugar de eterno aprendizado. De novo e de novo.

É nessa “Ciranda das Linguagens” que nos juntamos e celebramos a palavra, sendo este o tema da 2ª edição da Feira Literária de Arapiraca (Fliara)

Organizado pelas secretarias municipais de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) e de Educação e Esporte, o evento é resultado do empenho do prefeito Rogério Teófilo e começa já nesta quarta-feira (27) na Praça Luís Pereira Lima, no Centro, com atividades gratuitas diversas envolvendo o mundo mágico da leitura (confira a programação completa abaixo).

A Fliara conta com o apoio cultural da Faculdade Pitágoras, Dismoto Arapiraca, Comedoria Express, Pitú, Mundo Leitura, Papelaria Central, Acala, Ufal, EdUneal, EdUfal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Sesc Arapiraca.

FLIARINHA E PIQUENIQUE LITERÁRIO

Todos os dias pela manhã, haverá pauta para as nossas crianças com a Fliarinha, a partir de oficinas, rodas de leitura, contação de histórias e muitas ações lúdicas para pais e filhos interagirem nesse extenso universo de significados.

O destaque dentro da Fliarinha vai também para o projeto Piquenique Literário, que ocorrerá no sábado (30) a partir das 15h30, com Joelma Araújo, em frente à Casa da Cultura.

EXPOSIÇÕES

Na verdade, vários espaços da praça serão utilizados como a já citada Casa da Cultura, que abrigará a exposição “1,61803: Universo Paralelo”, de Albério Carvalho, e a mostra “Imagens Poéticas”, com pinturas feitas por alunos da Rede Municipal de Ensino dentro do projeto Poetas Alagoanos Contemporâneos, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Arapiraca (Ufal).

No Museu Zezito Guedes, estarão “As Várias Faces de Thony Silva” e na Escola de Artes, o trabalho em mosaico de Eliane Rocha.

Na parte externa, haverá a instalação “Híbridos Ninhos”, de Rafael Gomes Brandão, cingindo as árvores da antiga Praça da Prefeitura.

Expostas a céu aberto também estarão as peças dos nossos artesãos e do grupo Invasão das Artes, a realizar pinturas ao vivo.