O relacionamento amoroso sob análise no clássico de Woody Allen, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa"

22/11/2019 11:00 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena

Woody Allen é Alvy Singer, um humorista cheio de neuras que se apaixona pela aspirante a cantora Annie Hall. Ao morar juntos, o relacionamento entra em crise e ambos reavaliam os sentimentos.

Alvy é exigente, tem mania de perseguição e costuma problematizar tudo ao seu redor. Annie se sente confusa e constantemente inferiorizada pelo companheiro e suas manias. Porém o humorista sempre procurou incentivar a namorada a acreditar em si mesma e reconhecer as próprias emoções.
Essa balança de prós e contras dão o peso e significado para o oscarizado "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977).
O longa foi o grande vencedor do Oscar em 1978, levando pra casa as estatuetas de Melhor Filme, Diretor (Allen), Roteiro Original e Atriz (Diane Keaton).

O roteiro de Allen é realmente diferenciado. Verborrágico, intenso e reflexivo, o texto fala com os personagens e com espectador. Ao quebrar a quarta parede e interagir também com os figurantes Alvy mostra que é tão vivo e real como eu ou você. Tão complicado como nós, que achamos que os esquisitos são os outros.
Esse é um dos pecados de quem vive um relacionamento tentando "melhorar" a (o) parceira (o), como se aquela pessoa fosse uma bela pedra de mármore a ser manipulada e esculpida pelas mãos do perfeito escultor. Exigências podem nos fazer crescer, mas o excesso cansa. Aí é a hora que cai a ficha que a boa parceria tem que fazer bem, por isso nos afastamos do escultor e da sensação de precisar fazer sempre mais para cumprir com as expectativas.

O final do filme mostra que é necessário reavaliar o caminho para mudar a chegada. Contar para si a história até que a maturidade nos habilite a escrever a próxima.

8.5

*Para acompanhar outras resenhas de filmes e séries é só chegar no @resenha100nota no Instagram!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..