O poker alagoano atravessa um momento único em sua história. Por mérito dos competidores locais, o esporte das cartas em Alagoas está se tornando um dos mais importantes do Nordeste e Alen Fillipi é uma das chaves da ascensão do poker alagoano.
Alen não é um profissional com muitos anos de circuito, mas através de estudo e dedicação para alcançar o sucesso nas mesas, ele já é destaque em alguns dos principais eventos de poker no Brasil. Quem o acompanha as notícias do poker de perto já ouviu falar do alagoano, que, desde 2017, é um dos melhores competidores do Nordeste.
Alen Fillipi lidera o KSOP
Na atual temporada, Alen lidera o ranking geral do Kings Series of Poker (KSOP). Em nível de importância e reputação, o KSOP só está atrás do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP) quando o assunto é circuito ao vivo no Brasil.
A temporada do KSOP é dividida em etapas individuais. Em 2019, o circuito já teve as seguintes etapas concluídas: Balneário Camboriú (fevereiro), Natal (abril), São Paulo (maio) e Balneário Camboriú (agosto).
Em agosto, na etapa realizada em Balneário Camboriú, Alen teve uma performance incrível e tomou a liderança de Celso Sirtoli no ranking geral do KSOP. Após a boa campanha em Santa Caarina, Alen chegou aos 4.023 pontos — 38 à frente de Sirtoli.
Na terceira posição e ainda com chances de título está o paulista Paulo Gini. Jogador acima da média e experiente, o paulista é um forte concorrente na disputa pelo troféu de campeão e tem 67 pontos de desvantagem para o alagoano.
A última etapa da temporada está marcada para acontecer no Rio de Janeiro, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort — entre os dias 06 e 13 de novembro. O Evento Principal do KSOP Rio de Janeiro terá R$ 2.500.000 garantidos em premiação e comportará 32 torneios distintos.
Uma das chaves do sucesso de Alen na temporada é a sua regularidade. Além de ter vencido três etapas no ano, o alagoano conseguiu pontuar em todos eventos que disputou no KSOP em 2019.
Na etapa de Balneário em agosto, o alagoano esbanjou solidez e terminou entre os 15 primeiros colocados em quatro torneios diferentes. Foi justamente esse nível de exibição deu ao jogador muitos pontos no ranking e colocou ele como grande candidato a ficar com o título.
Trajetória de sucesso no Nordeste Poker Series
Antes de destacar no KSOP, Alen deixou seu nome marcado na história do principal circuito do poker nordestino, o Nordeste Poker Series (NPK). Com o título do circuito do NPK em 2018, o alagoano ganhou notoriedade no poker nacional.
Photo by SuperPoker (fair use) >>> CAPTION: “Allen Fillipi comemora título do NPK”
Recheada de craques, a NPK é um circuito muito difícil de se manter no topo. Um dos adversários do alagoano na corrida pelo título era o cearense Bruno Foster — único jogador brasileiro a alcançar a mesa final no Main Event do World Series of Poker, considerado por muitos o circuito mais atrativo do mundo na modalidade.
É importante ressaltar que o título Alen no NPK havia batido na trave no anterior, quando ele terminou 2017 com a segunda colocação do circuito. “Iniciei o ranking (em 2018) sem confiar muito, mas daí você vai chegando e se mantendo no topo, não tive como não criar expectativas. Graças a Deus deu certo”, disse o alagoano após o título ao site SuperPoker.
Participação do alagoano no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes
O Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE) é um dos torneios anuais mais charmosos do esporte das cartas no Brasil. O evento acontece desde 2013 dentro de uma das etapas do BSOP e reúne a nata do poker brasileiro em torneio composto por times de 20 Estados.
O CBPE 2019 aconteceu em julho e foi realizado em São Paulo. Liderado por Alen e Rogério Siqueira, outro craque do esporte das cartas brasileiro, o time alagoano teve boa participação e terminou entre os nove primeiros colocados.
Além das estrelas mencionadas anteriormente, também fizeram parte da sólida campanha de Alagoas no torneio os seguintes competidores: Aberivaldo Leite, Douglas Ataíde, Anderson Silvestre e Bel Leite.
Em 2018, o time alagoano conseguiu ir ainda mais longe no CBPE e terminou na histórica 5ª colocação. Assim como em 2019, Alen também foi um dos pontos de referência do time alagoano na temporada passada.
Ou seja, nos dois últimos anos Alagoas conseguiu ficar no top 10 do poker brasileiro por equipes, feito que poucos Estados conseguem em anos consecutivos — tamanho é o nível de equilíbrio do CBPE.
Alen é especialista na modalidade texas holdem
Muito estudioso e sempre atento aos movimentos dos adversários, Alen é um jogador com inteligência estratégica acima da média e tem como especialidade a modalidade texas holdem, uma das mais praticadas no mundo.
Vale destacar a versatilidade do alagoano e não é somente no texas holdem que o jogador é competitivo. Ele também está mandando bem nos torneios da modalidade Omaha e está entre os 45 primeiros colocados no ranking dessa modalidade no KSOP.
Próximos passos na carreira do alagoano
Campeão do NPK em 2018 e prestes a ser campeão no KSOP, o próximo passo na carreira de Alen será brigar na prateleira de cima do BSOP nos próximos anos. Levando em conta a trajetória recente do alagoano e sua dedicação diária para se aprimorar cada vez no esporte, Alen tem totais condições de ser competitivo no BSOP, circuito ao vivo mais disputado da América Latina.
Mesmo se o alagoano não conseguir sustentar a liderança do KSOP na última etapa no Rio de Janeiro, nada apagará as ótimas performances que Alen protagonizou nas etapas anteriores do circuito— e ele ainda tem uma carreira promissora pela frente.