O município de Jequiá da Praia entrou para a lista das cidades atingidas pelas manchas de óleo em Alagoas. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, 14 cidades alagoanas já foram contaminadas pelo poluente que atinge a costa do Nordeste.
Segundo o relatório do Ibama, Jequiá registrou as primeiras manchas de óleo no dia 22 de outubro. No mesmo mês, cerca de 20 cágados foram encontrados mortos na Lagoa Jequiá. Os animais foram recolhidos para exames, mas até o momento não há confirmação de que as mortes estejam relacionadas ao óleo.
Em Alagoas, 62, nos 14 municípios listados pelo Ibama, já registram contaminação com o óleo e 2.212 toneladas de material foram recolhidos. No Nordeste, já são 353 locais atingidos em 110 municípios.
Confira os 14 municípios alagoanos atingidos pelo óleo, em Alagoas, segundo o levantamento do Ibama:
- Feliz Deserto
- Maceió
- Piaçabuçu
- Coruripe
- Paripueira
- Roteiro
- Barra de Santo Antônio
- Marechal Deodoro
- Passo de Camaragibe
- Japaratinga
- Barra de São Miguel
- Maragogi
- Porto de Pedras
- Jequiá da Praia
Os trabalhos de limpeza continuam sendo realizados em Maragogi, Japaratinga, Coruripe, Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Jequiá da Praia e Piaçabuçu, segundo informações do Instituto do Meio Ambiente (IMA).