Gestão da UPA de Palmeira dos Índios encerra atividades e emite nota a sociedade

02/11/2019 14:41 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Entidade ressalta  que tal decisão foi necessária, pois a gestão Municipal/Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, não tem conseguido cumprir com repasse financeiro na sua totalidade, conforme previsto em contrato.
 Há vários meses na atual gestão do prefeito Júlio Cezar (PSB) a saúde em Palmeira dos Índios cuja pasta tem o comando do médico e vice-prefeito Márcio Henrique vem enfrentando sérios e graves problemas no atendimento a contento da Saúde Pública da população de Palmeira dos Índios 
Nota na íntegra
Em respeito a transparência, como princípio basilar das ações desenvolvidas pelo Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Veloso Pimentel Canales, no município de Palmeira dos Índios/AL, serve a presente, para esclarecer a toda sociedade que encerrará as atividades de gestão na referida unidade.
A partir do dia 1º de novembro de 2019, os colaboradores do Instituto que executam suas atividades na unidade cumprirão o período de aviso prévio, o que guarnecerá ao Município o período de transição, com o fito de evitar a solução de continuidade dos serviços de saúde ofertados naquela Unidade de Saúde.
Ressaltamos que tal decisão foi necessária, pois a Gestão Municipal/Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, não tem conseguido cumprir com repasse financeiro na sua totalidade, conforme previsto em contrato.
O instituto tem recebido o valor insuficiente, divergente do contratado onde nos últimos 6 (seis) meses, recebeu apenas, o valor equivalente ao repasse feito pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual.
O Instituto compareceu a diversas reuniões, bem como procedeu com diversos encaminhamentos de ofícios para a solução do problema, haja vista, que por ser uma Entidade sem fins lucrativos, não detém de fluxo de caixa para suportar o funcionamento da Unidade sem receber a contrapartida financeira necessária.
O esforço foi incisivo para evitar a descontinuidade dos serviços de saúde, mas, ficou insustentável para o IDAB continuar de tal maneira que não venha prejudicar o serviço de saúde prestado à população local.
O instituto entende que as restrições orçamentárias para o setor – sobretudo a falta de recursos nos municípios – e a necessidade premente de superá-las fazem com que as discussões sobre o financiamento ocupem constantemente a agenda dos movimentos sociais e políticos que atuam em defesa do SUS.
Encerraremos nossas atividades no dia 30 de novembro de 2019, sempre primando pela busca em ofertar aos usuários SUS os melhores benefícios, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..