Após ter câncer de mama, alagoana desenvolve app para auxiliar mulheres no autoexame

14/10/2019 09:54 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

O câncer de mama da alagoana Alessandra Pontes, 44 anos, (Enfermeira e Mestre em Modelagem Computacional) fez com que ela tivesse uma ideia para ajudar outras mulheres e desenvolvesse um aplicativo para o diagnóstico precoce. O aplicativo ‘Touch Saúde’ auxilia a mulher no autoexame e é fundamental para a prevenção do câncer de mama.

Com a doença e durante sua trajetória, Alessandra disse que percebeu que todas sabiam da importância do autoexame, mas não realizavam. “Muitas não sabiam fazer e assim o diagnóstico acabava sendo tardio, o que prejudica também as chances de cura. Fiz uma bateria de exames na minha época e meu diagnóstico foi rápido. Hoje em dia estou curada”.

Como funciona o aplicativo?

Ao blog, Alessandra contou que o aplicativo está disponível na versão android e que ainda está aguardando para o IOS. “É um app gratuito e que serve para todas as mulheres”.

Pontes explicou que a mulher vai colocar a data da última menstruação e que no aplicativo vai constar o melhor dia para fazer o autoexame. “Se as mulheres não souberem, elas vão buscar o passo a passo de como fazer. O aplicativo mostra às mulheres de forma gratuita como reconhecer os primeiros sinais da doença, intensificando o autoconhecimento através do toque e permitindo que se tornem responsáveis pela própria saúde”.

Para a enfermeira, o aplicativo vem para desmistificar o câncer de mama e combatê-lo. “Acontece que o problema também é o medo do diagnóstico e deixamos sempre para depois. O aplicativo também traz essa responsabilidade para a mulher. Se uma mulher pode baixar um aplicativo de maquiagem também pode baixar um app de prevenção”, reforçou Pontes.

Depois do câncer de mama e da iniciativa de desenvolver o Touch Saúde, Alessandra diz que carrega uma frase consigo: “As pedras sempre estarão em nossas vidas, porém transformá-las em muros ou estradas são escolhas nossas. Eu resolvi construir uma nova entrada”.

Além de Alessandra, a plataforma foi feita pela Ângela Nascimento, Kledson Soares e Cristina Campos.

-

Estou no Instagram: @raissa.franca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..