No dia 21 de setembro, a Marinha do Brasil vai se unir a milhares de voluntários em todo o país para uma maratona de limpeza em celebração World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos.

O “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país, em apenas cinco horas. Este ano, dezoito milhões de voluntários, de 157 países, unem-se nesse movimento considerado o maior da história no que tange à coleta de lixo. Visando contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, a Marinha do Brasil incentiva a população a participar, junto dos seus militares, dos eventos promovidos pela Força nas praias, rios, lagos e ambientes costeiros do país.

Em Maceió, uma representação da Marinha se juntará ao Instituto Biota de Conservação e membros da sociedade alagoana para caminhada e coleta de lixo na praia da Pajuçara. O evento contará, também, com jovens participantes do Programa Força no Esporte (PROFESP) e com o Grupo Escoteiro do Mar “Almirante Soares Dutra”, ambos sob coordenação da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL).

Além da caminhada na areia, haverá embarcações da Marinha acompanhando a ação, a partir do mar, e coletando eventuais resíduos no ambiente marinho. A concentração será a partir das 08h deste sábado (21), em frente a Balança da Pajuçara. Para esta ação de conscientização, a CPAL recebe o apoio do Instituto Biota de Conservação e da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SEMTUR).