Os casos de violência contra mulher são os que mais crescem a cada ano em todo mundo. Se é difícil para o leitor que encontra notícias sobre violência estampada na primeira capa do jornal ou de sites, imagina para os jornalistas que escrevem - diariamente - sobre esse tema. O arapiraquense e jornalista, Luciano Milano, quis se aprofundar mais ainda nesse assunto e criou um blog para contar histórias de violência contra as mulheres.
O blog de Milano intitulado como ‘Vida de Marias’ poderia ser apenas um local onde o jornalista escreve, mas para ele o significado da plataforma fez com que ele observasse de perto esses casos e percebesse que ele também já cometeu violência, ajudando-o na desconstrução do machismo.
“Sabemos que as violências existem de várias formas: sexual, verbal, emocional, patrimonial, entre outras. Percebi que eu também já pratiquei algumas violências”, contou Milano ao blog.
Foi durante a terapia que Milano percebeu o machismo que estava impregnado nele. “Eu estou em desconstrução, é um processo e escrever sobre isso me ajuda. Entendia e me indignava com a violência física, mas aí fui vendo outros tipos de violência já que entrevisto mulheres”, falou.
Escrever sobre esse tema fez com que o jornalista olhasse para si e percebesse que precisava mudar. “Eu entendi como era a violência contra a mulher. Sei que o homem não sabe lidar com a liberdade que a mulher tem e conquistou. O homem quer um objeto para ele que só ele pode fazer o que quiser. O blog me faz pensar duas vezes no que vou falar e no que vou fazer".
Embora o blog de Luciano seja um espaço para casos e denúncias para as mulheres, ele também aprende. "O blog serve para que eu reflita sempre".
Conheço mais sobre o blog aqui.
-
Estou no Instagram: @raissa.franca