Indígenas protestam no Museu Xucurús pela permanência do acervo na Igreja do Rosário

14/09/2019 16:18 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Tribuna do Agreste
Image

Palmeira dos Índios amanheceu neste sábado (14) com um protesto da comunidade indígena, professores, estudantes e membros da sociedade civil organizada que realizaram uma manifestação pela preservação do acervo do Museu Xucurús na Igreja do Rosário.

A celeuma se deu após o Município de Palmeira dos Índios anunciar que iria mudar o acervo do museu para uma casa alugada na Rua José Pinto de Barros, no Centro da Cidade.

O Museu Xucurús está sediado na Igreja do Rosário há 50 anos, e foi idealizado pelo escritor Luiz B. Torres e contou com apoio do Bispo da época Dom Otávio Aguiar e de outras pessoas influentes da sociedade.

Na época o historiador Luiz B. Torres criou o acervo do Museu que ficaria temporariamente na igreja, contudo com o passar do tempo e com a permissão da Diocese local, o lugar virou ponto turístico e um dos marcos da cidade palmeirense, se tornando referência para os habitantes da cidade e também os turistas.

Ação Popular

Indignado com a mudança do Museu que não atende os requisitos postos em lei, o advogado Elias Henrique ingressou com uma ação popular que é contestada pelo Município, a cargo do prefeito Julio Cezar (PSB).

A ação deverá ser decidida nos próximos dias – após em audiência de conciliação, as partes não terem chegado a um acordo, mas pelo que se adianta – a tendência é que se autorize a mudança, observado os requisitos para a instalação do acervo em outro lugar.

 

Manifestação

Revoltados com a iminente mudança a comunidade indígena, professores, estudantes e membros da sociedade civil organizada se mobilizaram e realizaram um ato no Museu Xucurús protestando pela permanência do Museu na Igreja do Rosário.

A comunidade indígena – que tem sua história contada em parte do acervo inserido no Museu Xucurús, inclusive com igaçabas que conservam os restos mortais de alguns antepassados das tribos xucuru-kariri – fez  um ritual (toré) dentro das instalações do Museu pedindo a permanência do acervo no local.

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..