O  Encontro "Papo Preto de Poesia com Jovens da Periferia" ,uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, com apoio do Governo do Estado, acontece em setembro, logo após a entrada da primavera, o tempo das flores.
É um encontro que vai reunir jovens que participaram do Odo-Concurso  Preto de Poesia para Jovens  da Periferia,sob a temática : “Eu, jovem pret@, resisto e insisto” 
Jovens  protagonistas  reinterpretando  suas realidades, a partir da poesia. A realidade jovem,preta da periferia que resiste ao racismo, ao apartheid.
O Odo-Concurso  Preto de Poesia para Jovens  da Periferia é uma ação inédita no estado e que objetiva afirmar e divulgar produções literárias (poesias) das jovens vozes pretas das periferias alagoanas.
Em  setembro, logo após a primavera, no "Papo Preto de Poesia com Jovens da Periferia", o Instituto Raízes de Áfricas anunciará os ganhadores do  Odo-Concurso  Preto de Poesia para Jovens  da Periferia, nas duas categorias, de (14 a 17 anos), (18 a 21 anos).
Para tal contaremos com o significativo apoio da Secretaria de Proteção à Violência-SEPREV.
O apoio foi formalizado em reunião ocorrida na manhã da quarta-feira,11/09 no gabinete da SEPREV.
E a titular da pasta, Esvalda Bittencourt, afirma:- "A iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, como representação do movimento negro, e Alagoas, além de inédita é importantíssima e como gestora pública apoiamos ações como o Odo-Concurso  Preto de Poesia para Jovens  da Periferia que cria espaços legitimos para que os talentos juvenis possam ser vistos e reconhecidos.'
O Instituto Raízes de Áfricas agradece.