Provocante e violento, "Bacurau" é um dos melhores filmes que você verá esse ano

12/09/2019 09:35 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

O segmento de filmes de terror vem crescendo exponencialmente no Brasil. Eu, como fã do gênero, vejo com bons olhos o movimento e reconheço ótimas produções nacionais para quem deseja fugir do suco de caixinha hollywoodiano, com suas fórmulas e clichês.

"Bacurau" (2019) certamente é o melhor da nova safra e o feedback da bilheteria é um sinal forte que o filme tem conquistado o público. Obviamente as críticas e provocações político-sociais presentes no longa de Kleber Mendonça Filho aguçaram a curiosidade de boa parte dos espectadores, que normalmente não iriam ao cinema conferir uma produção tradicional de horror.

O enredo de "Bacurau" traz uma pequena cidade do sertão do Nordeste que está prestes a ser riscada do mapa. Sob um iminente ataque, os moradores da região precisam se defender das forças opressoras.

Com um texto afiado e extremamente ácido, "Bacurau" encontra sua própria maneira de dar o troco ao suposto domínio interno e externo dentro de um país divido por preconceitos e complexo de vira-lata. O filme zomba daqueles que enxergam diferenças nos iguais e sonham igualdade com aqueles que são de fato diferentes.
A direção de Kleber Mendonça Filho merece elogios pelo ritmo e visceralidade que imprime ao filme. A tensão é crescente, os elementos de roteiro determinantes para o desfecho são plantados durante a projeção sem entregar o propósito final e a forma como subverte as expectativa e mexe com o público me pareceu uma mistura de Tarantino e o horror social repleto de gore de "Holocausto Canibal" (1980) (mas infinitamente mais leve do que o longa de Ruggero Deodato).

Com esses predicados acredito que ficou bem claro que "Bacurau" ganhou minha atenção. O filme tem muito a dizer para quem quiser ouvir, assim como funciona perfeitamente como entretenimento de gênero caso você prefira se desconectar da realidade. De tantos absurdos reais, ninguém pode ser culpado por confundi-los com a ficção. E vice-versa.

9.0

*Disponível no Cinema Arte Pajuçara

*Instagram para Contato: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..