Comédia que brinca com o desaparecimento dos Beatles é uma divertida fábula sobre a felicidade

03/09/2019 12:24 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Você já pensou se o mundo sofresse um apagão e você fosse o único a se lembrar que os Beatles existiram?

Bem, essa é a premissa da fábula "Yesterday" (2019), dirigida por Danny Boyle ("Quem quer ser um milionário?") e protagonizada por Himesh Patel, que interpreta Jack Malik, um músico em busca do reconhecimento que sofre um acidente e acorda em um mundo em que o quarteto de Liverpool nunca existiu.

"Yesterday" segue o manual das boas fábulas. Leve, divertida, mas carregada de lições de vida, para pensar, aprender e absorver.
Danny Boyle trabalhou um protagonista cativante, uma historinha de amor simples, mas honesta, um coadjuvante engraçado e de bom coração e trilha sonora que dispensa apresentação. Tudo muito bem encaixado e sem pretensão de ser mais do que é. 
O cantor Ed Sheeran faz uma participação que rende os momentos mais engraçados da produção.
A edição do filme não é perfeita e as transições ás vezes parecem bruscas demais, mas nada que atrapalhe a diversão. O longa foi feito para entreter e homenagear a maior banda da história da música (na nem tão humilde opinião de quem vos escreve), mas também, de maneira suave, passar bons conselhos.
Ao brincar com o esquecimento da sociedade da músicas dos Beatles, Boyle nos alerta sobre a importância de manter viva as coisas belas, perpetuando letras, sons, imagens ou qualquer outra forma de arte para as próximas gerações, que ainda não parecem lidar bem com o bombardeio de informações e consumo excessivo de produtos efêmeros.
A jornada de Jack em busca do sucesso também deixa outras lições preciosas, como valorizar quem esteve do seu lado quando ninguém acreditava no seu potencial e até você mesmo duvidava que era capaz de realizar os sonhos. Aquela pessoa que tinha a capacidade de encher uma plateia, quando o público ainda não comparecia, aquela cujos aplausos quebravam o silêncio para mostrar que você estava no caminho certo.
Em uma cena emblemática e emocionante, "Yesterday" ressignifica o conceito de sucesso para Jack, que ansiava mudar o destino, lotar estádios e emplacar hits, mas ao provar tais sabores percebeu que o vazio permanecia. Foi preciso um encontro inesperado para ele perceber que a felicidade é que determina o quão bem sucedido nós somos em nossas escolhas. O sucesso nunca vem antes da felicidade, pois é o resultado desta. Que nunca nos esqueçamos disso!

"All You Need Is Love"...

8.5

*Nos Cinemas
*Instagram para Contato: Resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..