Setembro Amarelo: Carlinhos Maia, o 'influencer' do suicídio e da falta de empatia

02/09/2019 10:13 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

O alagoano Carlinhos Maia é considerado um dos influenciadores digitais mais conhecidos. De Penedo, em Alagoas, Carlinhos começou fazendo piada com seus familiares e amigos na vila que morava, e logo, arrastou uma legião de fãs por meio do Instagram.

Nesse domingo (01), início do Setembro Amarelo (mês dedicado à prevenção do suicídio) Carlinhos ‘estreou’ chamando os adolescentes que mandam mensagens para ele dizendo que vão se matar de ‘imbecis’.

“Você achava mesmo que ia ser fácil? Eu vejo meninos aqui com 16 anos me mandando ‘Eu quero me matar’. Vai, ô, imbecil. Vai se matar porque você nem começou a vida ainda”, afirmou Maia.

Após essa fala infeliz, Carlinhos foi bombardeado de comentários criticando a fala dele. O que Carlinhos parece não ter entendido (quando no vídeo ele compara uma idosa que cata latinha na rua para sustentar a família com um adolescente) é que ninguém tem o direito de menosprezar o que o outro sente/vive.

Somos seres humanos únicos. Cada um com suas dores, vontades, desejos, dificuldades. Se você passa por um problema de forma ‘positiva’ e consegue superar aquela situação, que bom para você! Existem pessoas que não conseguem isso. Não significa que aquela pessoa é mais fraca do que o que consegue superar positivamente. Cada um tem sua história de vida e seus passados.

Se Carlinhos é um influenciador e sabe que tem um grande alcance, ele deveria aproveitar essa ‘fama’ para influenciar que no Setembro Amarelo, por exemplo, as pessoas cuidassem da saúde mental e procurassem ajuda. O número de suicídio cresce a cada ano, em Alagoas, a situação não é diferente. 

Menosprezar a dor do outro, na minha opinião, é a prova de que Carlinhos pode ter fama, mas não tem maturidade e empatia. 

Quero deixar uma reflexão para vocês: ninguém se suicida porque quer e nem por falta de Deus; antes, o suicida avisa, deixa mensagens, mostra que precisa de ajuda. Se esses adolescentes mandaram mensagens para Maia é porque eles - de uma forma ou de outra - encontraram no influenciador alguém que eles poderiam desabafar.

Por outro lado - eles e vários outros brasileiros que passam pela mesma situação - ganharam uma mensagem de ‘incentivo’ de Carlinhos que expôs o que ninguém gostaria de ouvir. 

Acredito que esse influenciador reflete bem o que está acontecendo com a nossa sociedade. Ou melhor: em quem a nossa sociedade se espelha.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..