Cinebiografia "Chet Baker: A Lenda do Jazz" (2015) traz o talento e a insegurança do famoso trompetista

29/08/2019 10:59 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Chet Baker é considerado um dos grandes nome do Jazz. O famoso trompetista fez estrada nos Estados Unidos e na Europa, levando seu virtuosismo aos ouvidos de quem teve o prazer de ouvi-lo tocar.
Sua vida pessoal também foi agitada e conviveu com prisões, uso de drogas e brigas, que lhe custaram muitos dentes e quase pôs fim a sua carreira.

Em "Chet Baker: A Lenda do Jazz" (2015) temos um inspirado Ethan Hawke interpretando o músico entre as décadas de 50 e 60. O roteiro trabalha a insegurança  de Baker, que aflora pela dependência de heroína e piora quando precisa reaprender a tocar após a perda dos dentes anteriores que comprometeram a embocadura do trompete. Nesse caminho para se manter afastado dos narcóticos e recuperação da auto estima, Jane, uma atriz tentando ascender na profissão e companheira de Chet, desempenhou papel importante. Ela abdicou muitas vezes dos interesses profissionais para dar apoio ao parceiro e foi determinante para a retomada de Baker. Pelo menos durante um tempo.

Pelo que acompanhamos no longa, Chet realmente conseguiu se manter "limpo" por um longo período, mas a pressão de fazer um grande show e passar pelo crivo de colegas do calibre de Miles Davis, sempre muito crítico, foi demais para sua insegurança. 
Tal aprovação era tão importante para Chet que sua vida vida pessoal ficou em segundo plano. Naquele dia ele cantou e tocou com honestidade. Disse adeus a um grande amor, mas recebeu os aplausos que tanto sonhou. Não exatamente porque foi perfeito com o trompete, mas porque não se preenche o vazio com mais vazio. Esse espaço é  preenchido por alma e ao menos naquela noite ele entregou a dele.

7.0

*Disponível na Netflix

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..