Museu comemora 10 anos com presença de Zezito Guedes nesta sexta (16) em Arapiraca

16/08/2019 10:13 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

O Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Zezito Guedes, estará comemorando seus 83 anos de idade junto com a população arapiraquense nesta sexta-feira (16).

Seu aniversário foi, na verdade, no último dia 9, mas aproveitando o ensejo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, resolveu fazer esta singela homenagem ao passo que o Museu Zezito Guedes também está em festa.

A instituição museológica está completando 10 anos de existência no próximo mês de outubro.

O evento desta sexta (16) faz o Lançamento Oficial das Comemorações dos 10 anos do Museu Zezito Guedes, onde na oportunidade, às 9h, será aberta a exposição “Reisado Alagoano”. Até o dia 29 de outubro, aniversário do local, diversas outras atividades culturais acontecerão.

 

HISTÓRICO

Zezito Guedes é escultor, poeta, folclorista, historiador e mestre da Cultura Popular, detentor de saberes do povo arapiraquense.

Natural de Jurú, interior da Paraíba, e de nome José Gomes Pereira, “Zezito Guedes” é a sua alcunha desde que o escritor Ariano Suassuna o chamou assim em solenidade no Recife, em 1974.

Apaixonado pela Terra de Manoel André, fez de Arapiraca o seu ninho e refúgio artístico e investigativo. Como pesquisador, publicou os livros “Arapiraca Através do Tempo” e “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, tendo também diversos trabalhos publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.

Em 2013, ele recebeu o registro de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Já o Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, no antigo prédio da Prefeitura de Arapiraca, existe desde 2009 e é diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Ele abarca exposições diversas e um amplo acervo que reconstrói a vida de seu patrono com objetos, fotografias e obras do pesquisador, além de material histórico sobre a origem e a formação sociocultural de Arapiraca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..