Renan Filho ignora promessa e deixa agricultores sem acesso ao PAA estadual

03/08/2019 22:03 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com gazetaweb
Image

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003 - artigo 19 da Lei nº 10.696 - com a finalidade básica de promover o acesso à alimentação para famílias de baixo poder econômico e incentivar a agricultura familiar. A medida deve ser adotada pela União, estados e municípios. Em Alagoas, o governo Renan Filho (MDB) tem deixado de cumprir as duas medidas e tanto produtores de alimentos como famílias que antes eram assistidas, cobram o cumprimento da legislação.

Importante área para o desenvolvimento econômico e social do Estado, a agricultura está praticamente desprezada pela atual gestão Renan Filho, conforme revelam representantes de entidades ligadas aos trabalhadores rurais. Em pleno período de chuvas, quando os agricultores aproveitam para o plantio, o governo sequer efetuou a distribuição de sementes aos pequenos produtores, uma prática implantada desde a gestão do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), há mais de 15 anos. 

Na área do Canal do Sertão, produtores aguardam, sem data definida, pela liberação de outorgas para o uso da água, uma necessidade para que possam produzir e sobreviver. E, para somar, quem consegue plantar e colher não tem como vender ao Estado por meio do PAA. E esta espera vem desde 2017.

Naquele ano, o governador Renan Filho chegou a anunciar investimentos de R$ 15 milhões, que, segundo ele, viriam do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), como lembra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santana do Mundaú,  Antônio Carlos de Souza. Ele também é vice-presidente da cooperativa dos produtores de laranja lima da localidade (Cooplal).

"O governo criou expectativa e até agora nada saiu. Estamos sempre aguardando. O governo não tem colocado mais recursos no PAA", lamenta o produtor. Em Santana do Mundaú, os agricultores produzem macaxeira, batata, laranja lima, entre outros alimentos.

Após a divulgação pública pelo governo de que iria investir no programa, a própria Procuradoria Geral do Estado (PGE) não autorizou a execução do projeto, já em 2018, numa demonstração clara de que Renan Filho havia se antecipado e prometido algo que não poderia cumprir da forma como havia anunciado. O ano eleitoral não permitia à execução do projeto, por ele não ter acontecido de forma contínua em ano anteriores na atual gestão.

Com o PAA do governo parado, milhares de famílias que dependem de doações, para reforçarem a própria alimentação, permanecem apenas na expectativa de quando voltarão a receber produtos por meio do programa estadual. Somente em Arapiraca, mais de 5 mil famílias são cadastradas para benefícios sociais na Federação das Associações Comunitárias (Facomar). 

"Estamos aguardando a abertura de um novo edital por parte do governo do Estado, para que possamos participar e receber os alimentos", informa Thiago Aguiar, o Thiago da Brita, presidente da entidade.

Em Alagoas, o PAA é executado pela Emater, órgão ligado a Secretaria de Estado da Agricultura, segundo informação da pasta. A empresa estatal é presidida por Elizeu Rêgo, que já comandou a Conab, órgão federal igualmente responsável pela aplicação do programa no Estado."Vai acontecer, vamos recomeçar", assegurava ele em meio a uma feira que participava com produtores.

Sem contar com o cumprimento da lei pelo governo, a execução do programa a nível estadual tem dependido do governo federal, que este ano anunciou a liberação R$ 6 milhões, segundo confirma o sindicalista Antônio Carlos e faz referência à execução informada por Elizeu Rêgo.  

Sem destinar recursos para a compra de alimentos e sua distribuição para os mais pobres, o governo Renan Filho tem adotado medidas paliativas como a doação de pequenos equipamentos a exemplo de refrigeradores, como ocorrido recentemente na Central do Programa de Aquisição de Alimentos do município de Messias.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..