As lições que aprendi viajando sozinha durante as férias

16/07/2019 11:00 - Blog da Raíssa França
Por Raíssa França
Image

Fazia anos que não tirava férias. Sempre pulando de estágio em estágio e depois vivendo em função apenas do trabalho. Ou dos trabalhos. Esse ano planejei uma viagem de 12 dias. Inicialmente, São Paulo e Belo Horizonte. Depois, entrou o Rio de Janeiro. E assim ficou: São Paulo e Rio de Janeiro. Dois lugares que já fui algumas vezes, mas que sempre tem algo novo para me mostrar. A primeira lição é que, às vezes, o que você planejou não acontece. E está tudo bem se não acontecer. 

No segundo dia em São Paulo sofri um acidente. Poucos sabem, mas bateram no Uber que eu estava e o carro dele bateu em mais dois. A batida foi tão forte que as duas portas do carro quebraram e o motorista - um senhor de idade - passou muito mal.

Eu, que até então estava em choque, fiquei acalmando o motorista pedindo para que ele respirasse. Quando saí do carro entrei em um supermercado que tocava uma música de Nossa Senhora Aparecida (que sou devota). Ao lado do supermercado tinha uma igreja. Entrei, chorei e rezei. Segunda lição: a proteção divina nunca falha. Mais tarde, o motorista me mandou uma mensagem mostrando preocupação e dizendo que os danos foram apenas materiais. Ficamos bem.

No Rio de Janeiro conheci uma menina que morava em Rondônia. Viajava sozinha assim como eu. Não sei muita coisa sobre ela, mas sei que durante esse período no Rio, visitamos vários lugares juntas, vimos o sol indo embora no Arpoador, dividimos histórias e ela me ajudou com as minhas fotos. A terceira lição é que o Universo sempre une propósitos.

Viajei sozinha. Olhei, aprendi, escutei. Não reclamei, apenas agradeci. Por cada instante, minuto, segundo. Vivendo uma leveza que não vejo no dia a dia (já que estou sempre ocupada pensando no que preciso resolver).

Escutei, na ida ao Rio, uma mulher que falava que era psicóloga, professora de Yoga, tinha viajado para vários países, morado no Canadá, em outras cidades e vivia sempre novas experiências. E eu pensei: é isso. Viver é exatamente isso.

Essa foi a última lição que aprendi: nós ainda temos muito que viver, aprender e ver. Voltei com mais coragem, força e com a certeza que viajar renova nossa alma e coração. 

Estou no instagram: @raissa.franca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..