Especial Quentin Tarantino: Faroeste quebra correntes em "Django Livre"

15/07/2019 12:35 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Voltamos para mais uma saga de vingança orquestrada por Quentin Tarantino em "Django Livre" (2012). Dessa vez somos apresentados a jornada de Django, um escravo recém liberto em busca da esposa.

Fã declarado dos faroestes espaguete de Sérgio Leone e Sérgio Corbucci, Tarantino finalmente se aventurou no gênero e adicionou o tema da escravidão na mistura. O saldo visto em tela é um filme tenso, de ritmo acelerado, apesar da duração de quase três horas, e carregado do conhecido estilo do diretor que mescla influências do cinema e trilha sonora para ouvir sem parar.
Sem dúvida alguma as músicas e temas que compõe "Django Livre" engrandecem o longa, tal como o elenco que conta com interpretações memoráveis, a começar pelo fazendeiro Candie, vivido por Leonardo DiCaprio. Ele cospe, sangra e mostra porque é um dos melhores atores da indústria. Samuel L. Jackson, figurinha carimbada na filmografia de Tarantino, se transforma e faz um personagem tão odiável quanto o de seu patrão racista.
Já o protagonista ganhou a marca de Jamie Fox, após a recusa de Will Smith que queria ter mais controle sobre o filme. Grande bola fora de Smith, visto que "Django" foi um êxito de público e crítica, além de colecionar indicações a diversas premiações. Na cerimônia do Oscar o longa de Quentin levou pra casa as estatuetas de Melhor Roteiro Original e Ator Coadjuvante pelo trabalho inspirado de Christoph Waltz, que venceu pela segunda vez na categoria. "Bastardos Inglórios" (2009) foi sua primeira vitória.

Mesmo diante de tamanho sucesso, ainda houve quem torceu o nariz para a abordagem de Tarantino sobre as questões históricas do racismo americano. O diretor Spike Lee, sempre engajado no movimento de combate à discriminação racial, achou desrespeitoso com seus ancestrais transformar a luta dos negros em um faroeste espaguete e se recusou a ver o filme.
Apesar dessas declarações "Django Livre" é um dos longas de Quentin com melhor avaliação nos sites especializados e certamente mais uma produção acima da média em sua carreira.

8.5

*Disponível na Netflix

**Instagram para Contato; resenha100nota

*** Acompanhe as outras resenhas do Especial Quentin Tarantino nos arquivos do resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..