Atraso na distribuição de sementes pelo Governo incentiva agricultores na cultura do fumo no Agreste

11/07/2019 16:57 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com NN1
Image

Com o atraso na entrega de sementes aos agricultores por parte da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), os agricultores arapiraquenses retomaram o tradicional plantio de fumo em Arapiraca e região Agreste. Os profissionais afirmam que o fumo voltou a ser valorizado, visto que a oferta do produto no país não é abundante.

Em entrevista na rádio Novo Nordeste, Aloísio Francisco da Silva, agricultor, que comentou sobre o clima propício para a plantação. “A chuva veio tarde, mas mudou muita coisa depois que começou a chover. Todo mundo achando bom por aqui. A lavoura também está boa”, comentou. Aloísio contou também que arrendou duas tarefas de terra somente para fumo, e que comprou as sementes por conta própria com medo que as chuvas acabassem.
 O Presidente da Fetag, Givaldo Teles, em entrevista na mesma emissora falou sobre o atraso na distribuição de sementes. “Quando chegava janeiro, edital era aberto para cadastrar agricultores, em março já estariam prontas para serem distribuídas em abril. Esse ano, até agora as sementes não foram compradas. Recentemente que foi disponibilizado o cadastro dos produtores e somente depois disso serão distribuídas”.
Segundo Givaldo, se as sementes chegarem em agosto, não serão mais plantadas em 2019. “O produtor não planta mais em agosto, então se essas sementes não chegarem agora, não adianta mais, vão ser usadas só em 2020. A chuva está acontecendo, os agricultores do Sertão estão alegres com as chuvas, mas com medo do verão porque podem não ter o milho, o feijão, para se alimentarem. O governo do estado não olhou para os produtores e para o plantio agrícola, que está prejudicado esse ano”, completou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..