Os simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro descreem, em sua grande maioria, na democracia brasileira. Entre aqueles que acham ótimo o desemprenho do presidente, 54,9% concordam que é possível fechar o STF, enquanto 35,7% discordam.
Há empate técnico entre os entrevistados que avaliam como bom o desempenho do presidente sobre se concorda ou discorda em fechar o Supremo: 42,7% concordam e 47,8% discordam.
Já os que acham o governo ruim 60% discordam e 22,1% concordam; e entre os que acham péssimo 61,9% discordam e 25,1% concordam.
Esse padrão numérico acima basicamente se repete quando os entrevistados são inquiridos se concordam ou discordam com o fechamento do Congresso Nacional.
Realizada pelo site JOTA e pelo Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), a pesquisa ouviu 1.045 pessoas, por telefone, entre os dias 26 e 29 de junho em 492 municípios, nos 26 Estados e no Distrito Federal.
DETALHES:
1 – Um terço da população aceita, em certas circunstâncias, o fechamento de instituições como o Congresso ou o STF.
2 - Brasileiros com nível superior são os que menos apoiam uma visão “linha dura” da democracia.
3 – Homens aceitam mais facilmente o fechamento do STF.
EM TEMPO: Será que essa pesquisa revela que a forma como Bolsonaro governa (discursa) é estrategicamente dirigida ao seu eleitorado com o objetivo de manter a divisão política do País?
Leia na íntegra a pesquisa e a análise aqui.