Chuvas motiva aumento da área plantada de fumo no Agreste este ano

04/07/2019 07:51 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com NN1
Image

Com as últimas chuvas que estão caindo em Arapiraca e região Agreste, e o preço do fumo em alta, muitos produtores decidiram aumentar a área plantada este para a safra 2019/2020  O assunto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca Geraldo Balbino concedeu entrevista  no Comando Geral, programa da Rádio Novo Nordeste 91,5 FM, nesta quinta-feira (04).
De acordo com o sindicalista, no ano passado, o preço do quilo do fumo de boa qualidade chegou a ser vendido por R$ 30,00 e existe uma boa expectativa para esse ano. Geraldo explica que isso se deve à falta do produto nos últimos tempos. “A gente já observa grande número de produtores que aumentaram o plantio e tudo tem a ver com a alta do preço devido a falta do produto nos últimos anos. 
O valor do produto, geralmente, é de acordo com a produção e a cultura fumageira é de risco, porque o agricultor faz o investimento mas não tem garantia de quanto vai vender e nem pra quem vai vender”, disse.
Geraldo também apontou a chuva como um facilitador do aumento do plantio. “Tivemos um início de inverno que preocupou um pouco pela falta de chuvas, acabou por atrasar um pouco a produção. Mas graças a Deus que no mês de junho tivemos bastante chuva e isso fez com que controlasse e os agricultores pudesses estar fazendo seu cultivo”, completou.

“Além do aumento da produção para os agricultores e até gerar empregos, mesmo que temporários, também faz com que o campo se torne mais unido, ocupando os espaços e fazendo que os agricultores agreguem mão de obra familiar. Vamos esperar e torcer para que o agricultor não tenha prejuízo nos seus investimentos”, explicou o sindicalista.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..