Juninas encantam público e levam emoção com histórias de fé e devoção em Arapiraca

25/06/2019 14:55 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com assessoria
Image

Os encantos das quadrilhas estilizadas, as famosas juninas, chegaram ao Ginásio Municipal João Paulo II, e, com elas, um mundo de fantasia, devoção, fé e aventura, que percorreram as veredas do grande sertão nordestino para contar as suas histórias aos quase 4 mil espectadores presentes no local.

Lampião, Maria Bonita e todo o bando tiveram uma atenção especial durante as apresentações.

O Rei do Cangaço foi personificado de diversas maneiras, e o primeiro a mostrá-lo foi o Grupo de Xaxado Nação Cangaço, que contou a história de Virgulino Ferreira da Silva e suas andanças pelo Nordeste, dando a ele uma visão tradicional de suas ações, mas sem tirar as raízes que fizeram dele o temor das volantes e super-herói dos sertanejos injustiçados.

Com uma pegada vinda de Ariano Suassuna em seu Auto da Compadecida, a Canarraiá romantizou um homem amargurado, e “Entre o Céu e o Inferno” fez com que Lampião retornasse do Reino dos Mortos, com apelo de Nossa Senhora, para casar-se com sua amada, a mais bela de todas as cangaceiras, Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita.

E não é que a personagem nordestina apareceu no clássico do francês de Antoine de Saint-Exupéry?

O Pequeno Príncipe e a sua companheira Raposa contaram com o apoio do Rei do Cangaço para encontrar a Rosa do Sertão, e nessa oportunidade dada pela Junina Lengo Tengo, Lampião foi o guia dessa expedição emocionante, que contou ainda com a participação do piloto, que é a prova de que nunca é tarde para ir atrás dos seus sonhos.

Entrando na seara dos clássicos mundiais, a Renascer no Sertão desbravou o Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky, para vivenciar um romance utópico dentro da caatinga.

Invejado pela feiticeira Odile, o cisne negro, o amor do príncipe Siegfried e Odette foi dramatizado por toda a Junina, levando a emoção e coroando o renascimento de um final que, na versão original, terminaria em um grande desencanto.

Se por um lado celebrou-se a felicidade do nascimento da “Divina Encomenda”, Das Dores e Firmino tiveram de sofrer e comer o pão que o diabo amassou para que, finalmente, pudessem viver felizes e prósperos.

Para contar esse fatídico drama, a Quadrilha Dona Ciça fez da obra de Fernando Limoeiro um sinônimo de fé e devoção para o público que acompanhou de perto o sofrimento de um casal que uma ruma de filhos perdeu, mas que só pôde ver sua filha “vingar” após receber a benção divina do casamento em uma noite de São João.

E só a fé em Frei Damião fez com que Lindalva se curasse de uma grave doença.

Um apelo de misericórdia de toda a Mandacaru Junina fez com que Cicinho, o noivo da quadrilha, abrisse seus olhos e prometesse ao pároco italiano o fim de seus vícios pela cura e benção de sua amada.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..