Jornalistas arapiraquenses aderem à greve geral da categoria

25/06/2019 15:30 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com NN1
Image

Jornalistas das três maiores empresas de comunicação do estado de Alagoas amanheceram em estado de greve nesta terça-feira (25/06). Profissionais vinculados às Organizações Arnon de Melo, que controla a TV Gazeta e o portal Gazetaweb, do Pajuçara Sistema de Comunicação e da TV Ponta Verde/Portal OP9 fizeram piquetes nas entradas das empresas, desde as primeiras horas da manhã.

Os profissionais reivindicam a manutenção do piso salarial da categoria, além da reposição da inflação no período de um ano. Em reuniões entre as partes, as empresas propuseram a redução de 40% no piso salarial dos jornalistas, que atualmente é de cerca de R$ 3.500. O Ministério Público do Trabalho tentou durante este período intermediar um acordo entre as partes, sem sucesso.

Segundo a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), cerca de 95% dos jornalistas sindicalizados aderiram ao movimento. Por conta da paralisação, a TV Gazeta teve que convocar pessoal no domingo para gravar a edição desta segunda do Bom Dia Alagoas. Segundo o sindicato, nenhuma matéria inédita e nenhuma transmissão ao vivo foi ao ar.

No domingo (23/06), a TV Ponta Verde requereu uma liminar para declarar a ilegalidade da greve, que foi negada pela desembargadora Anne Inojosa, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). Na decisão, a desembargadora ressaltou o direito, resguardado pela Constituição, da realização de greves a todos os trabalhadores.

Em Arapiraca, os jornalistas se concentraram na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, para manifestarem. O  jornalista Tony Medeiros,  explicou as reivindicações. “Através do Sindicato, de assembleias realizadas, a categoria não aceitou essa proposta (de redução de salários). Foram 9 reuniões, incluindo uma audiência de conciliação e a proposta das empresas foi essa redução e não apresentaram nenhum argumento que pudesse justificar essa decisão”.

“Jornalistas de Alagoas estão distribuídos em todos os municípios e grupos já estão nas portas da TV Gazeta, na TV Ponta Verde e também na TV Pajuçara, que foram as emissoras que ofereceram”, completou.

O movimento no Agreste ainda contou com o apoio do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios James Magalhães, Presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Roberto Pereira Martins e Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan) Marcondes Prudente.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..