Especial Quentin Tarantino: Pouca inspiração em "Jackie Brown"

17/06/2019 14:45 - Resenha100Nota
Por Bruno Omena
Image

Gozando do prestígio colhido em "Pulp Fiction" (1994), Quentin Tarantino deu dois passos para trás no projeto seguinte, "Jackie Brown" (1997).

O diretor, que ganhou destaque pelos roteiros originais, espertos, carregados de ironia e diálogos afiados, decidiu ir na contra mão da expectativa do público e optou por trabalhar com a adaptação do romance "Rum Punch", de Elmore Leonard. 
O longa presta homenagem ao sub-gênero do blaxploitation, movimento cinematográfico norte-americano dos anos 70 estrelado por atores negros, e bastante cultuado por Quentin. Para protagonizar a história da aeromoça que pretende enganar a polícia e aplicar um golpe no perigoso traficante de armas, Ordell (Samuel L. Jackson), Tarantino recrutou uma antiga estrela do auge do blaxploitation, Pam Grier. A atriz segura a oportunidade de voltar aos holofotes e sua atuação lhe rendeu até indicação ao Globo de Ouro. Outro nome que voltou a figurar nas premiações foi Robert Foster, presente entre os indicados ao Oscar pelo seu papel de agente de fianças que se envolve com a personagem de Grier. Porém o diretor não conseguiu repetir o efeito "Travolta" e resgatar a carreira de Michael Keaton. O policial interpretado pelo ator é pouco inspirado e totalmente  esquecível. 
Outro ponto negativo foi ver um astro do porte de Robert De Niro relegado a um coadjuvante praticamente sem função ou falas relevantes. Dessa forma, "Jackie Brown" se restringe ao trio Grier, Foster e L.Jackson. Na pele do traficante Ordell, Jackson é um dos poucos acertos do longa.

A narrativa descontinuada, que se propõe a contar os truques da história, dá a sensação de déjà-vu para quem acompanhou os filmes anteriores de Tarantino. Logo, a frustração do público foi imediata, pois a expectativa era alta em torno  do diretor que trouxe o sopro de criatividade aliada às referências ao próprio cinema. O termo "cool", tão pronunciado na filmografia de Quentin emudeceu em "Jackie Brown". A audiência espera mais do que um visual bacana. Tarantino nao é apenas substantivo. Ele também é verbo.

6.0

*Instagram para Contato: resenha100nota

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..