Centro Pop em Arapiraca realiza campanha "Inverno Quentinho" para recolher agasalhos

11/06/2019 10:20 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com NN1
Image

 A entrevistada na manhã desta terça-feira (11) na Rádio NN foi Telma Freire, coordenadora do Centro Especializado para População em Situação de Rua (POP) de Arapiraca.

Naentrevista ao ancora Nelson Filho, falou da importância social  do Centro Pop que  é um serviço da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Assistência Social com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). “Funcionamos de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, na Rua Professor Domingos Correia, 955. Acolhemos pessoas em situação de rua e oferecemos café da manhã, almoço, banho, lavagem de roupas, atendimento psicossocial, encaminhamentos para serviços de saúde, emissão de documentos, inserção em programas federais, entre outros”, destacou.

Telma explicou que o recrutamento é feito através de abordagem social, em quaisquer lugares onde existam pessoas em condições de vulnerabilidade social. “Praças, ruas, postos de combustíveis, enfim. O objetivo é buscar e orientar esses indivíduos. Outra forma é a demanda voluntária, onde eles mesmos procuram a assistência do Centro Pop. A partir disso, eles passam por uma triagem e são ouvidos pelo serviço social. E se estiverem dentro do perfil de população de rua, o acolhimento é realizado e feito o direcionamento necessário”, disse.

A coordenadora contou que o tempo de permanência dessas pessoas na unidade, é relativo. O objetivo é fazer com que eles voltem para suas famílias ou recebam assistência adequada para que não voltem para as ruas. “Tudo acontece de acordo com a necessidade de cada um deles. São casos diferentes, desde pessoas envolvidas com drogas, até aqueles que romperam com a família e vieram de outros estados, aventurar. São histórias complexas, que precisam ser estudadas por etapas e para que sejam feitos os ajustamentos necessários. Já recebemos durante os cinco anos que atuamos, uma demanda de 27% de moradores de Arapiraca, 33% de pessoas de cidades alagoanas e outros estados, e de países como Alemanha, Itália, Chile, Argentina, Venezuela e Uruguai”, elencou.

Telma Freire encerrou convocando a população a colaborar com a campanha “Inverno Quentinho”, que tem o objetivo de distribuir cobertores e roupas, principalmente masculinas, para pessoas em situação de rua. “É uma ação solidária que precisa do apoio de todos. O inverno chegou e, com ele, chuva e frio. Agradecemos a quem puder fazer uma doação levando ao Centro Pop”, orientou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..